Céline Dion falou este sábado, 16 de março, pela primeira vez nas redes sociais sobre a doença que enfrenta. A cantora de 55 anos foi diagnosticada em 2022 com o Síndrome de Pessoa Rígida.
“Tentar superar esta doença autoimune tem sido uma das experiências mais difíceis da minha vida, mas continuo determinada a voltar ao palco e a viver a minha vida da forma mais normal possível. Estou profundamente grata pelo amor e apoio dos meus filhos, família, equipa e de todos vocês”, começou por escrever na legenda da fotografia em que aparece ao lado dos filhos René-Charles Angélil, de 23 anos, e dos gémeos Eddy e Nelson, de 13.
A partilha foi feita na mesma data que se assinala o Dia Internacional da Consciencialização sobre a Síndrome de Pessoa Rígida. A cantora canadiana aproveitou para deixar uma mensagem às outras vítimas da doença. “Quero enviar o meu apoio a todos aqueles que, em todo o mundo, foram afetados pelo SPS. Quero que saibam que serão capazes de superar isto! Nós conseguimos”.
Dion foi diagnosticada com uma patologia neurológica autoimune grave e sem cura chamada Stiff-Person Syndrome, ou Síndrome da Pessoa Rígida, que enrijece os músculos e as articulações de várias partes do corpo, afetando sobretudo a locomoção. Após confirmar que não há nenhum medicamento que ajude a aliviar os sintomas, a irmã da artista confirmou, em entrevista à revista “Hello”, em setembro do ano passado, que “não há muito que consigamos fazer por ela para aliviar a sua dor”.
“É uma doença sobre a qual sabemos muito pouco”, admitiu ainda, refletindo sobre os sintomas que a artista tem sofrido. “Há espasmos – que são impossíveis de controlar. Sabem quando as pessoas dão pulos durante a noite devido a cãibras nas pernas? É mais ou menos assim, mas nos músculos”.
Nos últimos meses, a Síndrome de Pessoa Rígida fez com que Céline se tivesse afastado dos holofotes. Voltou a aparecer em fevereiro, na altura da gala do Grammys onde entregou o prémio de melhor álbum a Taylor Swift e acabou por receber uma ovação em pé.
Leia o artigo da NiT para perceber melhor do que se trata a doença que afeta a cantora.
Ver esta publicação no Instagram