Música

Centenas de artigos da história do Rock n’ Roll vão a leilão em Nova Iorque

Um dos destaques é a guitarra de John Lennon que esteve perdida durante 50 anos no sótão de uma família britânica.
Acontece em Nova Iorque.

Uma guitarra tocada por John Lennon em 1964, as roupas usadas por Michael Jackson durante a sua Victory Tour de 1984 ou a guitarra amarela Cloud 3 de Prince. Estes são alguns exemplos dos artigos icónicos da história do Rock n’ Roll que vão ser leiloados nos dias 29 e 30 de maio, em Nova Iorque.

O evento “Music Icons” reúne objetos que pertenceram a famosos e que hoje podem atingir valores exorbitantes. No total, vai haver 930 artigos em leilão, sendo que alguns deles podem ser vistos gratuitamente numa exposição no Hard Rock Café, na Times Square.

Alguns artistas, como Adam Clayton, já anunciaram que tencionam doar os lucros no leilão a instituições de caridade. A casa leiloeira Julien’s Auctions espera que a receita obtida, com o lote completo, possa chegar aos cinco milhões de dólares (cerca de 4,6 milhões de euros).

O grande destaque de leilão será a guitarra Hootenanny, que apareceu nas gravações de “Help”, dos The Beatles, e tem uma base de licitação entre os 600 e os 800 mil dólares (cerca de 560 e 750 mil euros). Há grandes probabilidades de ser a guitarra mais valiosa alguma vez vendida em leilão.

O instrumento de 12 cordas de 1964 foi usado por John Lennon e George Harrison, mas ninguém soube do seu paradeiro durante 50 anos. A guitarra estava perdida no sótão de uma família britânica ligada à indústria musical.

A descoberta aconteceu graças aos filhos do casal que, durante o processo de mudança da casa, foram até ao sótão e encontraram a guitarra. Quando questionaram os pais sobre a sua origem, responderam: “Ah, é do John”.

John Lennon adquiriu a guitarra no final de 1964 e, um ano depois, ofereceu-a a Gordon Waller, da banda Peter & Gordon, para quem escrevia canções. Mais tarde, Waller deu o instrumento ao seu empresário, que a guardou no sótão da sua casa, ficando esquecida por lá durante cinco décadas.

O instrumento de cordas construído no estado alemão da Baviera estava em mau estado devido às condições de temperatura e humidade do sótão. A casa leiloeira ainda pensou vendê-la apenas como um “artefacto dos Beatles destinado a estar em exposição”, mas optaram por restaurá-la para conseguir leiloá-la como “um instrumento musical funcional e tocável”.

A guitarra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT