Música

Chico Buarque vem a Portugal para receber o prémio Camões de 2019 e dar concertos

A visita do músico e escritor brasileiro está marcada para o ano, mas sem data definida.
Chico Buarque.

Chico Buarque, nome maior da música e da literatura brasileira, anunciou uma temporada de concertos em Portugal e assumiu que aproveitará este pretexto para receber o prémio Camões que lhe foi atribuído em 2019. Francisco de Hollanda — o verdadeiro nome do cantor — é autor de vários êxitos literários.

O compositor será o 13.º autor brasileiro a receber esta distinção, partilhando-a com nomes como Jorge Amado. O valor do Prémio Camões é de 100 mil euros. Esta é das honras mais importantes da língua portuguesa e foi-lhe atribuída no dia 21 de maio de 2019. Porém, a formalização da entrega tem sido atribulada. Depois de a cerimónia ter sido adiada por causa da Covid-19, a atribuição ficou marcada também pela negação de Jair Bolsonaro em assinar o diploma — que tem de ser aprovado pelo presidente da República Portuguesa e pelo presidente do Brasil.

O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor “cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum”. Este ano, o vencedor foi Silviano Santiago.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT