Liam Gallagher pode não se dar bem com Noel, o irmão, mas há muitos outros artistas na indústria musical com os quais mantém uma boa relação. Um deles é John Squire, o guitarrista dos Stone Roses. Os músicos britânicos tornaram-se grandes amigos graças a um amor partilhado por sapatos.
“Foi o footwear que nos aproximou”, conta John Squire ao site “Mojo”. Aliás, este bromance deu origem a “Liam Gallagher & John Squire”, um álbum conjunto que foi lançado nesta sexta-feira, 1 de março.
Esta não é, contudo, a primeira vez que ambos os talentos colaboram. Em junho de 2022, durante um concerto em Knebworth (Inglaterra), Liam Gallagher chamou o guitarrista ao palco para o acompanhar numa atuação surpresa de “Champagne Supernova”, uma canção original dos Oasis.
Para agradecer ao membro dos Stone Roses, Gallagher ofereceu-lhe dois pares de mocassins novinhos em folha — e é aí que nós, portugueses, entramos na história. “Foram feitos à mão em Portugal e têm borlas. São um pouco estranhos, mas lindos”, descreve o músico ao mesmo site.
O interesse partilhado por sapatos data à primeira vez que os seus caminhos se cruzaram, no início de 1994. Naquela altura, os Oasis (grupo composto por Liam e Noel Gallagher) estavam a compor o primeiro álbum, “Definitely Maybe”, num estúdio no País de Gales. Ao mesmo tempo, Squire gravava “Second Coming”, o segundo disco dos Stone Roses. Os estúdios em que trabalhavam eram separados por poucos quilómetros, por isso, as duas bandas acabaram por se encontrar por mero acaso numa terra chamada Monmouth.
Ainda não eram amigos, mas Liam Gallagher já se sentia à vontade para lhe fazer perguntas que o incomodavam há muito tempo. Todas estavam relacionadas com os sapatos que o guitarrista usara na capa do primeiro CD (“The Stone Roses”) do seu conjunto.
“Depois disso, todas as vezes que nos cruzávamos ele tinha alguma questão a fazer sobre aquilo que eu estava a calçar”, recorda Squire, de 61 anos.
O amigo, dez anos mais novo, parece concordar. “Lembro-me de estar a ver o videoclipe de ‘Fools Gold’ e de ter reparado que o Squire estava a usar umas sapatilhas pretas slip-on da Vans. Isso foi um grande momento para mim, e fui logo comprar um par”.
Quando se preparavam para a atuação surpresa em Knebworth, o footwear de John Squire chamou, mais uma vez, a atenção do fundador dos Oasis. Sem medo, voltou à carga para lhe perguntar que par estava a usar naquela tarde.
“Eram uns Caravan da Clarks. Lindos”, conta Liam Gallagher. Ciente de que ambos eram fascinados por sapatos, enviou-lhe os tais pares de mocassins portugueses como presente. Em resposta, Squire perguntou-lhe se queria colaborar em dois temas que tinha escrito. A resposta só podia ser uma: sim.
“Foi por causa do trabalho dele que entrei no mundo da música”, garante Gallagher.
De duas canções passaram para dez, que podem agora ser ouvidas neste novo álbum. “Mars to Liverpool” e “Just Another Rainbow” foram os dois primeiros singles editados. No disco também encontra “One Day At A Time”, “I’m A Wheel”, “Love You Forever”, “I’m So Bored”, entre outro temas.