“Autenticidade. Criatividade. Curadoria”. É isso que a CUPRA quer levar aos festivais de verão com as suas ativações pensadas dentro da mais recente estratégia, a CUPRA Music, que foi apresentada num evento na CUPRA City Garage, em Lisboa, a 6 de junho — e que inclui também uma aposta forte no mundo da música eletrónica.
“À primeira vista, podem parecer mundos diferentes — mas os carros e a música têm muito em comum. Ambos têm a ver com emoção, ritmo, estética e liberdade”, explica David Albós, diretor-geral das marcas SEAT e CUPRA em Portugal.
Durante o Primavera Sound Porto, a decorrer de 12 a 15 de junho, a marca apostou num conceito original. O CUPRA Pulse é um espaço totalmente imersivo, com arquitetura espelhada, luzes, som e programação própria, quase como se fosse uma instalação artística. Este será mais um palco do festival, com atuações da cena eletrónica nacional e ibérica, entre os quais se inclui um DJ set da dupla MXGPU, no dia 13. Pedro da Linha, Progressivu, Mary Jou e Saia são outros dos artistas que fazem parte do cartaz desta ativação.
No final do mês, de 27 a 29, a CUPRA volta a juntar-se à música eletrónica, agora em Lisboa, para a quarta participação no festival Lisb-ON # Jardim Sonoro.
“O nosso lounge volta a ser um dos spots mais concorridos do festival – mesmo em frente do palco principal. Este ano, no último dia, transforma-se em palco para uma atuação exclusiva da dupla MXGPU. Não vamos só ‘marcar presença’ nos festivais. Queremos realmente acrescentar algo à experiência de quem está lá”, acrescenta David Albós.
A dupla MXGPU, composta pelos músicos Moulinex e GPU Panic, assumiu uma parceria com a marca e tem vindo a ser uma presença regular nos eventos da construtora espanhola. Isto porque a “inovação, arrojo e forma como misturam som, tecnologia e arte visual estão muito alinhados com aquilo que a CUPRA é”.
A relação está tão estabelecida que os artistas foram convidados a integrar o júri da segunda edição da CUPRA DJ Battle “On the Pulse”, uma competição que procura talentos emergentes nesta área. O concurso deverá regressar de novo no final do ano com o mesmo formato. Ou seja, várias eliminatórias até à grande final, todas em eventos abertos ao público na CUPRA City Garage, em plena Baixa de Lisboa.
“O balanço da primeira edição foi super positivo. Recebemos centenas de candidaturas, o público envolveu-se, e conseguimos dar visibilidade a talento emergente que normalmente não tem palco”, explica o diretor-geral da marca.
A par das atuações e da integração no júri desta competição, a relação entre a CUPRA e os MXGPU tem perspetivas de crescer. Existem mais conteúdos exclusivos a serem desenvolvidos e a marca quer “levar esta parceria muito mais longe”.
“Na CUPRA, vemos os nossos carros quase como instrumentos de expressão pessoal — tal como a música. O design, o som dos motores (ou o silêncio dos elétricos), a experiência de condução… Tudo isso pode ser emocional e imersivo, tal como uma boa faixa eletrónica. A CUPRA quer ser isso: mais do que um automóvel, uma marca que acompanha o público em tudo o que o move”.