Música

Data da atuação de Portugal na Eurovisão já é conhecida

Os representantes da Ucrânia, Lituânia, Croácia, Irlanda, Azerbaijão, Chipre e Polónia vão subir ao palco no mesmo dia.
A final realiza-se dia 11 de maio.

A data em que Portugal subirá ao palco da 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção já é conhecida. O representante português atuará na segunda parte da primeira semifinal, que ocorrerá a 7 de maio, na Suécia.

O concurso é organizado em duas semifinais e uma final, agendada para dia 11. Dos 37 concorrentes, 31 passam pelas fases eliminatórias (dos quais apenas 20 avançam na competição) e seis têm passagem direta para a final — os chamados Big Five (Alemanha, Espanha, França, Itália e o Reino Unido) e a nação que se sagrou vitoriosa na edição anterior.

Portugal partilha a data de atuação com a Ucrânia, Lituânia, Croácia, Irlanda, Azerbaijão, Chipre, Polónia, Sérvia, Eslovénia, Islândia, Austrália, Luxemburgo, Finlândia e Moldova. A Áustria, Malta, Geórgia, Países Baixos, Suíça, Grécia, República Checa, Arménia, Israel, Noruega, Albânia, Dinamarca, Letónia, São Marino e Bélgica atuarão no dia 9 de maio.

O tema que representará o nosso País será revelado na final do Festival da Canção, a 9 de março, após a realização de duas eliminatórias nos dias 24 de fevereiro e 2 de março. Aproveite e leia este artigo para descobrir todos os autores e faixas a concurso.

Como a NiT já lhe tinha contado, a edição de 2024 do Festival Eurovisão da Canção terá lugar na Suécia, graças à vitória de Loreen o ano passado. A artista entrou para a história ao tornar-se a primeira mulher a sagrar-se vencedora por duas vezes — já havia vencido em 2012 com a canção “Euphoria”.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT