Música

David Murray Quartet vão atuar no Festival Amadora Jazz

O compositor e o seu grupo musical sobem ao palco já no dia 11 de maio.
O festival vai celebrar os 50 anos do 25 de abril

Está a chegar a 12ª edição do Festival Amadora Jazz, que este ano traz David Murray Quartet ao palco. O evento que celebra os maiores artistas nacionais e internacionais de música Jazz acontece já entre os dias 9 e 12 de maio, entre os Recreios da Amadora, o Cineteatro D.João V e o Auditório de Alfornelos.

David Murray é um dos maiores nomes de referência no que ao Jazz diz respeito. O músico e compositor norte-americano já acumula cerca de 200 álbuns na sua carreira, foi premiado com um Grammy de Melhor Performance Instrumental de Jazz e chegou até a ser considerado como “músico da década” de 1980 pelo jornal nova-iorquino Village Voice. Acompanhado por três jovens músicos desde 2023 e sob o nome de David Murray Quartet, poderá assistir à atuação às 21 horas de sábado, 11 de maio, nos Recreios da Amadora.

A Câmara Municipal da Amadora, organizadora do festival, garante que esta edição será não só destinada à celebração dos 100 anos de Luiz Villas-Boas, um dos maiores divulgadores da cultura Jazz em Portugal, como também aos 50 anos do 25 de abril. “A programação reflete o legado de abril, fazendo incluir, na sua programação, dois concertos de artistas portugueses – Isabel Rato e Júlio Resende – que lidam diretamente com a herança sociocultural daquele que foi um momento determinante da sociedade portuguesa contemporânea”, diz José Miguel Pereira, diretor da Jazz ao Centro Clube (JACC), uma associação cultural sem fins lucrativos que promove e apoia a cultura música, mais direcionada especificamente para o Jazz, e que é a principal parceira de programação do Amadora Jazz.

Além de David Murray Quartet, estarão presentes “outros projetos significantes do meio jazzístico, dirigidos aos mais diversos públicos, apostando mais uma vez na diversificação da oferta e na qualidade das propostas apresentadas, procurando em simultâneo fidelizar públicos reforçando a aposta no universo jazzístico”, pode ler-se no site da Câmara Municipal da Amadora.

Isabel Rato, pianista e compositora, apresentará o seu novo disco “Vale das Flores” às 19h de quinta-feira, dia 9 de maio, nos Recreios da Amadora, enquanto que Júlio Resende levará o seu conceito de Fado Jazz ao palco na sexta-feira, dia 10 de maio, pelas 21 horas, também nos Recreios da Amadora. Ainda no dia 10, poderá assistir também aos Lokomotiv, grupo composto pelos músicos Carlos Barreto, Mário Delgado, José Salgueiro e Ricardo Toscano, às 22h45 no Auditório de Alfornelos. Já no domingo, o último dia de Festival Amadora Jazz, sobe ao palco do Cineteatro D.João V o grupo Gerajazz, às 17h.

Os bilhetes vão estar à venda na Ticketline, e os preços vão dos 10€ aos 20€.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT