“Lisboa, menina e moça, menina”, “Amor, amor, amor, amor, amor presente / Em cada espiga desfolhada”, “Ó gente da minha terra”. São versos que todos os portugueses saberão entoar, mesmo que não consigam completar as letras das canções.
O fado está presente na vida de todos — mesmo que em alguns casos esteja de forma mais regular. Ainda assim, é uma bandeira do nosso País. De Alfama e da Mouraria, das pequenas ruelas, cantado em casas ou à janela, hoje vai além fronteiras, deixando muitos estrangeiros fascinados com a emoção que transporta. E para isso acontecer nem sequer é preciso conhecer a língua portuguesa.
Por cá, desceu das colinas e instalou-se agora na Avenida da Liberdade, mais concretamente no Teatro Tivoli BBVA, para levar o fado e a tradição à sua volta a todos os portugueses e a quem nos visita. “Tasting Fado” é um espetáculo onde se vive a verdadeira experiência do que é Portugal. Do grupo de fadistas e músicos que entretêm o público ao longo de uma hora, à degustação de incríveis produtos gastronómicos do País.
“O ‘Tasting Fado’ é uma viagem pelos sentidos, mas também pela história, em concreto do Teatro Tivoli. Os espectadores são convidados a visitar aquilo que é possível ver no dia da visita — do palco a outras áreas que não estão habitualmente disponíveis para o público”, diz Paulo Dias, CEO da UAU, a empresa responsável pelo espetáculo.
Depois da visita a este espaço que faz parte da cultura lisboeta, chega-se então à sala onde o fado se torna protagonista. Mel é a fadista residente do “Tasting Fado” e que leva o público numa viagem que vai da intensidade da saudade à alegria dos fados de marchas populares.
“O fado tradicional, mais nostálgico, é o que sinto que cria mais empatia do público. Pessoalmente, gosto muito do nosso final, em que cantamos um fado alegre e conhecido, e aqui convidamos o público a cantar connosco. Sou feita de outras pessoas e portanto gosto muito desta interação”, explica Mel.
A par da música, o “Tasting Fado” é também uma experiência gastronómica, onde há dois produtos que não podiam representar melhor Portugal: cada visitante tem direito a um pastel de nata, acompanhado de um vinho do Porto. Pode mesmo consumi-los durante o concerto, que tem uma forte interação dos artistas com o público, numa troca de conhecimento. No fundo, é como se fosse um encontro de amigos.
O fado, símbolo nacional e Património Cultural e Imaterial da Humanidade, chega assim num formato diferente, todas as sextas e sábados, às 19 horas, até ao final de maio. Os bilhetes custam 20€ e já podem ser comprados na Ticketline.