Música

Igrejas de Lisboa recebem concertos de Natal gratuitos com Mozart e Haydn

O Coro dos Amigos do Conservatório Nacional apresenta obras clássicas entre 7 e 15 de dezembro.
Aproveite para mudar a rotina.

Chegou a altura do ano em que até as igrejas de Lisboa entram no espírito natalício. Entre 7 e 15 de dezembro, o Coro dos Amigos do Conservatório Nacional (CACN) junta-se ao Ensemble Efémero para dois fins de semana de concertos de música clássica em Lisboa. Sob o tema “Um Natal Austríaco em Lisboa”, os espetáculos trazem obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Joseph Haydn.

De Haydn será interpretada a Missa Brevis Sancti Ioannis de Deo, a última das suas missas, dedicada a São João de Deus, santo português. Já de Mozart, serão apresentadas as Vésperas Solenes do Confessor, descritas como “uma obra multifacetada, firmemente enraizada na tradição do género Vésperas”.

Os concertos, conduzidos pelo maestro Luís Lopes Cardoso, terão lugar em diferentes datas e locais. No dia 7 de dezembro, o evento começa na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, às 17 horas. No dia seguinte, 8 de dezembro, será no Mosteiro dos Jerónimos, às 21h30. No fim de semana seguinte, o concerto acontece na Igreja de Santo Condestável, no dia 14, às 21h30, e na Basílica da Estrela, no dia 15, às 17 horas.

O coro, liderado pelo maestro há 14 anos, é composto por 60 participantes. Entre os solistas destacam-se Inês Tavares Lopes (soprano), Estrela Martinho (contralto), Simão Andrade (tenor) e Diogo Rato Pombo (órgão). A entrada é gratuita, mas o CACN aceita doações, que ajudarão a promover a música erudita e a financiar futuros espetáculos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT