Música

De Dino D’Santiago a Slow J: 7 concertos gratuitos para ver no fim de semana

Há propostas para todos os gostos por todo o País. E não tem de pagar nada.
É mesmo à borla.

Nininho Vaz Maia é um dos nomes incontornáveis do panorama musical português nos últimos anos e, desde há uns meses, é igualmente presença assídua nas nossas casas como um dos mentores da nova temporada do “The Voice Kids”. Caso não se contente em vê-lo através de um ecrã, pode sempre ir vê-lo este domingo, 12 de maio, à Feira de Magos, em Salvaterra de Magos, onde vai dar um concerto totalmente gratuito.

É muito provável que ali apresente o primeiro volume de “Aparente”, o seu novo álbum. Neste disco, o artista continua a deixar bem claro que a sua música não está presa a regras. Nas canções é possível ouvi-lo a cantar em português e espanhol, a juntar línguas sem preconceitos.

O disco inclui sete faixas: “Te Quiero”, “Metamorfose”, “Suena que suena”, “A mi manera”, “Foste Embora”, “Volta (feat. Tony Carreira)” e “Bebé”. Também deverá apresentar alguns dos seus maiores hits, como “E Agora”.

Se estiver por Lisboa, pode e deve assistir ao espetáculo conjunto do Coro da Nova e do Coro da Nova SBE que decorrerá esta sexta-feira, 10 de maio, na Nova SBE, pelas 21 horas. Dirigido a dois tempos pelos respetivos maestros, Diogo Gonçalves e Marcos Cerejo, este espetáculo chamado I Sing Because I’m Happy é dedicado à música popular, espirituais negros e ao gospel.

Mas há muito mais para ver e ouvir no fim de semana, sem gastar um único euro. Veja a lista dos concertos gratuitos em baixo.

GNR

Nesta sexta-feira, 10 de maio, vai poder assistir a um concerto gratuito dos GNR nas Festas da Ascensão, na Chamusca. O conjunto é dono de inconfundíveis êxitos do cânone da música pop portuguesa, como “Dunas”, “Ana Lee”, “Efectivamente”, “Morte ao Sol”, “Mais Vale Nunca” ou “Pronúncia do Norte”. Os GNR, atualmente, apresentam-se ao vivo com Rui Reininho, Toli César Machado, Jorge Romão, Rui Maia e Samuel Palitos.

O grupo formado em 1980 durante o “boom do rock português” tornou-se numa das mais populares e influentes bandas do nosso País. Apesar de terem começado num registo mais post-punk, com o ex-vocalista Alexandre Soares a vociferar malhas como “Portugal na CEE” ou “Sê Um GNR”.

A entrada de Rui Reininho, em 1981, para os vocais e na composição, levou à introdução de um humor e sarcasmo nas letras. Com uma discografia que conta com trabalhos como “Independança” (1982), “Psicopátria” (1986) ou “Rock In Rio Douro” (1992), o grupo afirmou-se como um dos mais bem-sucedidos conjuntos nacionais.

As Festas da Ascensão da Ascensão terminam já neste domingo, mas até lá haverá outros concertos que poderá ver, como Bárbara Tinoco a 11 e Chamusca Cantada a 12.

Coro da Nova e Coro da Nova SBE

A energia eletrizante e positiva do gospel vai-se fazer ouvir em Lisboa, mais especificamente na universidade Nova SBE, esta sexta-feira, com um concerto especial que junta o coro desta faculdade ao Coro da Nova.

Dirigido a dois tempos pelos respetivos maestros, Diogo Gonçalves e Marcos Cerejo, este espetáculo chamado I Sing Because I’m Happy é dedicado também à música popular e espirituais negros. Decorrerá pelas 21 horas.

No domingo, 12 de maio, o espetáculo repetir-se-á, desta vez no Auditório do Museu dos Coches. A entrada é livre para ambos.

Dino D’Santiago

O cantor natural de Quarteira é, atualmente, uma figura central da cultura nacional. Através da mistura da tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica global, criou álbuns de sucesso como “Eva” (2013), “Mundu Nôbu” (2018), “Kriola” (2020) e “Badiu” (2021).

A voz única e a energia contagiante de Dino D’Santiago tornam os seus concertos em momentos únicos, de interação e participação do público. O cantor já pisou palcos dos maiores festivais de música e esgotou o Coliseu de Lisboa, em 2022, com uma apresentação única do seu percurso.

Agora, vai dar um espetáculo grátis na Festa da Espiga, em Salir (Loulé). Sobe ao palco do evento nesta sexta-feira, 10 de maio — no mesmo dia em que também vão atuar Marc Noah e Bubba Brothers & VJ The Eye. Já no sábado, 11 de maio, poderá assistir aos concertos de Sara Correia, Brasa Doirada e About the 90’s.

Slow J

Após ter deixado a sua marca na música portuguesa com “The Art of Slowing Down” (2017) e “You Are Forgiven” (2019), o rapper português Slow J regressou aos lançamentos com “Afro Fado”, editado em novembro de 2023. O trabalho conta com produção de GOIAS, participação de Teresa Salgueiro (em “Nascidos & Criados”) e Gson (em “Origami”). O projeto vai ser apresentado neste sábado, 11 de maio, pelas 22 horas na Feira de Leiria com um concerto do cantor.

Este álbum tornou-se no disco português mais ouvido de sempre no Spotify no primeiro dia após o lançamento. Inclui faixas como “Where U @”, “Tata” e “Sem Ti”, assim como os hits “Teu Eternamente”, “Serenata” e “Vida Boa”. Nesta sexta-feira, 10 de maio, o evento também vai receber um espetáculo dos Hybrid Theory, uma banda tributo aos Linkin Park.

Bispo

No sábado, 11, Bispo vai dar um concerto grátis nas Festas da Nossa Senhora da Hora, em Lamoso. Sobe ao palco pela meia-noite e meia. Pertencente à new school da Linha de Sintra, oriundo de Mem Martins, lançou-se na música em 2014, quando de forma independente surgiu com o EP “Bispoterapia”.

Mas foi nas plataformas digitais e nas redes socais que se deu a conhecer. “Mais Antigo”, lançado em 2020, foi o seu álbum de estreia, mas acabaram por ser os duetos com nomes como Bárbara Tinoco e Lon3r Johnny que demonstram toda a sua versatilidade como artista e que o popularizaram entre os portugueses.

Toy

Com uma carreira iniciada na década de 80, Toy é um dos maiores artistas portugueses. A sua carreira já passou dos palcos e, entretanto, chegou até à televisão graças às participações em “Taskmaster”.

O cantor vai estar na festa da Ascensão de Covão do Lobo a 12 de maio, domingo, pelas 16 horas. “Coração Não Tem Idade (Vou Beijar)”, “Verão e Amor (Cerveja no Congelador)”, “És Tão Sensual” e “Rosa Negra” são alguns dos temas que não faltarão na set list. Tudo com o bom humor e piadas típicas de Toy, pois claro.

Nininho Vaz Maia

O artista lançou no final do ano passado o primeiro volume de “Aparente”, o seu novo álbum. Agora, vai apresentá-lo num concerto totalmente gratuito já neste domingo, 12 de maio, na Feira de Magos, em Salvaterra de Magos.

Neste disco, o artista continua a deixar bem claro que a sua música não está presa a regras. Nas canções é possível encontrá-lo a cantar em português e espanhol, a juntar línguas sem preconceitos, a explorar conceitos que já o destacaram como um performer único, carregado de personalidade e originalidade.

O CD inclui sete faixas: “Te Quiero”, “Metamorfose”, “Suena que suena”, “A mi manera”, “Foste Embora”, “Volta (feat. Tony Carreira)” e “Bebé”. Também deverá apresentar alguns dos seus maiores hits, como “E Agora”.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT