Música

iolanda é a mais recente confirmação do festival A Porta, em Leiria

Além dos concertos, o evento vai ter um mercado, workshops para adultos e muitas atividades pensadas para os miúdos.
É uma das confirmadas.

Depois de ter vencido a mais recente edição do Festival da Canção, iolanda está a tornar-se numa das artistas mais requisitadas do País. Já atuou em eventos e salas como o Sónar e o Capitólio e esta segunda-feira, 15 de abril, foi confirmada no festival A Porta, um dos maiores de Leiria.

A compositora e intérprete de “Grito” vai subir ao palco a 15 de junho. Nesse mesmo dia pode contar com atuações de B Fachada, Lua de Santana, Diadorim e Casal Maravilha.

A Porta, contudo, arranca uns dias antes, a 9 do mesmo mês. Nessa mesma data haverá concertos de 800 Gondomar e margô. Na sexta-feira, 14, vão atuar King Kami, Hause Plants, Hetta e Sónia Trópicos.

“O cartaz deste ano reflete uma preocupação de sempre, mostrar ao nosso público artistas que, muito provavelmente, se não atuassem n’A Porta, dificilmente iam a Leiria. Procuramos programar artistas emergentes, como é o caso de Hause Plants, MALVA ou MEIA/FÉ, que certamente muitos irão ver n’A Porta pela primeira vez. Demos também uma atenção especial à programação de bandas e artistas da região, como é o caso de King Kami, de Fátima, iolanda, de Pombal, margô e Diadorim, que vivem em Leiria, ou ainda bandas nativas da cidade, como Wheels e Dispirited Spirits”, explica Mariana Lois, diretora de programação do evento.

Este ano, o festival vai decorrer nas ruínas do Convento de Santo António dos Capuchos e a programação não se fica apenas pelos concertos. A 16 de junho, por exemplo, vai haver espetáculos e workshops para bebés, miúdos e adolescentes.

Durante todo o evento também decorrerá a Feira Bandida, que une os conceitos de mercado, feira de autores e vende de garagem de cariz comercial, artístico ou social. Nos dias da semana haverá jantares temáticos, embora ainda não tenham sido reveladas as inspirações dos pratos.

Outra rubrica que a organização destaca é o 1001 Portas, que integra atividades mais direcionadas para adultos, como workshops de cocktails, provas de vinhos, ateliers de escrita de música ou debates sobre sexualidade.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT