Ao fim de nove anos de trabalho de criação, o primeiro “Cancioneiro da União Europeia” foi lançado esta terça-feira, 5 de novembro. O livro conta com 164 canções de todos os 27 Estados-membros da UE e, entre os temas, encontram-se seis canções nacionais.
Nesta obra, os temas são apresentados em partitura para voz solo e com acordes. Já as letras estão escritas nos 25 idiomas originais, incluindo traduções em inglês. Cada página também vem com um código QR para poder ouvir os temas através do telemóvel.
As faixas foram escolhidas através dos votos de 2.666 pessoas. As portuguesas em destaque são “Amar pelos Dois”, “Canção do Mar”, “Grândola, Vila Morena”, “Malhão, Malhão”, “Foi Deus” e “A Loja do Mestre André”. Cada uma está inserida numa categoria diferente: Amor, Natureza e Estações, Liberdade e Paz, Populares e Tradicionais, Fé e Espiritualidade e Canções Infantis, respetivamente.
Os temas portugueses que foram a votação foram nomeados por membros da comunidade musical de Portugal, como a Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) e a Associação Musical Lisboa Cantat.
Segundo o site do projeto, o “Cancioneiro da União Europeia” é um “projeto sem fins lucrativos lançado por uma organização dinamarquesa sem ligações monetárias à União Europeia”. “Há mais de 50 anos que nós, os cidadãos europeus, trocamos coisas físicas: carvão, peixe e outros produtos. O intercâmbio cultural, por outro lado, limitou-se até agora ao desporto — Liga dos Campeões — e a um único concurso de música — a Eurovisão. Sentimos que chegou a hora de criarmos um símbolo comum mais duradouro, um livro de canções”, acrescenta.