Música

De vítima de bullying ao palco do “The Voice”: a incrível jornada de Catarina

A jovem de 12 anos apresentou este domingo, 26 de maio, uma versão arrepiante do tema "I Have Nothing", de Whitney Houston.
Tem uma história inspiradora.

Tem apenas 12 anos, mas para Catarina Martins a música não é apenas um hobby. Na escola era vítima de bullying e foi nela que se refugiou. Em vez de chorar, ia para a casa de banho aliviar o stress enquanto cantava. Agora, começou a trilhar o seu caminho na indústria musical com uma atuação inesquecível no “The Voice Kids” este domingo, 26 de maio.

Cantou “I Have Nothing”, um dos temas mais desafiantes de Whitney Houston, e passou à próxima fase do concurso da RTP1. Porém, a artista norte-americana não é uma das suas cantoras favoritas. Esse título vai para Amália Rodrigues, que ouve desde sempre, graças à mãe e ao avô.

A paixão pela música surgiu quando tinha apenas quatro anos, influenciada por outros familiares que, tal como ela, passam a vida a cantar. “Estava sempre a ouvi-los e pensei aprender também'”, conta a jovem natural de Portimão à NiT.

Catarina está atualmente no sexto ano e afirma que História e Geografia de Portugal é a sua disciplina favorita. Também está inscrita numa academia de música dentro da própria escola desde o quinto ano. “Sinto que já evoluí muito. Atualmente estou a aprender a tocar guitarra com um professor e tem sido uma experiência ótima”, acrescenta.

A evolução levou-a a decidir participar novamente no “The Voice Kids”, após uma primeira tentativa em 2021. Na altura, não passou das provas cegas. “Esforcei-me muito, aprendi novas canções e melhorei a minha voz. Achei que estava na altura de voltar para uma nova oportunidade.”

Quando subiu ao palco estava tão nervosa como da primeira vez, apesar de já ter alguma experiência — no Natal participou num espetáculo na Alameda de Portimão. “Quando comecei a cantar, os nervos desapareceram, como é habitual”, explica.

Quando soube que tinha passado à próxima fase ficou”muito feliz”. Quanto ao tema apresentado, escolheu “I Have Nothing” porque Whitney Houston “tem uma voz brilhante, que passa todo o sentimento da canção”. Há mais de três meses que se preparava para este momento.

A próxima apresentação no “The Voice Kids” será muito diferente. Vai optar por um tema português para mostrar o seu gosto pelo fado. “É um tipo de música que consegue transmitir muito sentimento. É como se estivéssemos a contar uma história e eu procuro isso mesmo.”

Catarina Martins não sabe o que o futuro no programa lhe reserva, mas planos não lhe faltam. “Gostava de ser cantora ou atriz. Gosto muito do palco e é algo que faz todo o sentido devido à forma como cresci”, conclui.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT