Música

Déjà vu. Hot Clube de Portugal, o clube de jazz mais antigo do País, teve de fechar

O encerramento foi decretado por ordem da Câmara Municipal de Lisboa devido a questões estruturais do edifício.
Ainda não se sabe quando vai reabrir.

Fundado no final dos anos 40, o Hot Clube de Portugal é o clube de jazz mais antigo do País. Estava instalado no número 48 da Praça da Alegria, em Lisboa, mas fechou portas esta quarta-feira, 11 de janeiro. O espaço vai manter-se encerrado por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pela gerência do clube lisboeta, através das redes sociais.

“Por ordem da Câmara Municipal de Lisboa, devido a questões estruturais do edifício, o Hot Clube terá de encerrar. Assim que possível daremos mais informações”, lê-se no comunicado. A presidente do clube de jazz, Inês Homem Cunha, revelou que sabia “muito pouco” sobre a questão e que está prevista uma reunião com a câmara na próxima sexta-feira, 13 de janeiro, adianta a “TSF”.

O encerramento acontece após uma inspeção de segurança ao edifício na Praça da Alegria. “A Cãmara de Lisboa fez uma inspeção ao Hot Clube, aqui há umas semanas, depois regressou a semana passada, e agora comunicou-nos que o edifício tem danos estruturais, que está em perigo e portanto não podemos continuar a funcionar aqui”, disse a presidente do espaço.

A estrutura do prédio encontra-se muito danificada, até porque “a cobertura deixou passar muita água para todo o edifício”. Assim que receberam ordens para encerrar o espaço, fecharam as portas de imediato. Ainda não existe nenhuma previsão de abertura.

O Hot Clube Portugal foi fundado em 1948 e está associado à Escola de Jazz Luís Villas-Boas, que preencheu a ficha de sócio número um. Em 2009, a cave onde funcionava o clube, num edifício igualmente na Praça da Alegria, ficou completamente destruída num incêndio. Dois anos depois, o Hot Clube de Portugal, reabriu ao público num espaço mais moderno, situado lado da antiga cave.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT