Música

Depois da cocaína, os vencedores da Eurovisão Måneskin são acusados de plágio

Em causa está um tema de uma banda holandesa gravado nos anos 90, quando os membros do grupo italiano ainda não tinham nascido.
O grupo venceu a Eurovisão com "Zitti e Buoni".

Os italianos Måneskin tinham acabado de ganhar a Eurovisão e já estavam envoltos numa polémica — tudo porque um movimento corporal do vocalista levou a que muitos espectadores pensassem que o músico estava a consumir cocaína em direto da Ahoy Arena, em Roterdão, nos Países Baixos.

A banda refutou as acusações e o vocalista voluntariou-se a fazer um teste, que comprovou que não tinha consumido drogas. Agora, os Måneskin estão ser novamente notícia por outra controvérsia. O grupo foi acusado de ter plagiado a canção que levou  à Eurovisão (e que fez com saísse vencedor do festival), “Zitti e Buoni”.

O líder da banda holandesa The Vendettas, Joris Lissens, disse numa entrevista televisiva que “Zitti e Buoni” soa “exatamente igual” a um tema da sua banda editado em 1994, “You Want It, You’ve Got It”. “É igual. A questão agora é saber se é plágio”, disse o músico.

Os Måneskin não reagiram ainda à acusação, mas pode ouvir e comparar os dois temas. Leia ainda o artigo da NiT que relata a história da jovem banda italiana, que se formou na escola secundária, passou pelo “X Factor” e deu vários concertos na rua.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT