Música

Dino D’Santiago lança novo álbum ainda neste mês de novembro

O disco chama-se “Badiu” e foi influenciado pela paternidade. Já há concerto marcado para o Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
"Badiu" vai ser lançado no final do mês.

A 26 de novembro será lançado o novo álbum de Dino D’ Santiago, “Badiu”. Deste disco já se conhece o single “Lokura”, produzido por Branko. O grande concerto de apresentação também já está marcado: o músico natural de Quarteira vai atuar a 2 de abril no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

“O conjunto de canções que compõem este álbum foram inspiradas na jornada do povo Badiu do interior da ilha de Santiago até às metrópoles da América e Europa, até à minha Quarteira umbilical. A música é o grande passaporte da cultura cabo-verdiana no mundo. Presente em todos os momentos marcantes da história do país, é através dela que as memórias ancestrais são catalogadas e transportadas para o futuro. Estou mais otimista do que nunca com o futuro, disposto a dar voz à poesia mas também à vida, tal como ela é — bela e trágica”, descreve Dino D’ Santiago sobre o novo projeto. Além disso, terá sido influenciado pela paternidade recente do músico.

Musicalmente, “Badiu” funde as sonoridades do batuque e da kizomba com elementos de eletrónica, zouk e hip hop. O trabalho conta com a colaboração de Toty Sa’Med e Nosa Apollo, entre outros, além de produção executiva de Kalaf Epalanga e Seiji, como tem sido habitual.

Em 2018, quando lançou “Mundu Nôbu”, Dino D’ Santiago inaugurou uma nova fase da sua carreira. Foi esse álbum, onde mistura a tradição de Cabo Verde com a modernidade de géneros musicais globais, que o tornaram num ícone cada vez mais internacional. Desde então lançou o EP “Sotavento” e o álbum “Kriola”. O próximo passo é “Badiu”.

Além da atuação no Coliseu dos Recreios, Dino D’ Santiago tem outras datas marcadas na agenda. O músico vai tocar no Festival Authentica, em Braga, a 10 de dezembro. E está confirmado no cartaz do próximo NOS Alive. Os bilhetes para o coliseu vão custar 20€. Serão colocados à venda esta terça-feira, 9 de novembro, a partir das 10 horas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT