Música

Dos Calema aos Quatro e Meia: os melhores concertos à borla para ver no fim de semana

Há espetáculos imperdíveis por todo o País, dos Santos Populares em Lisboa à ilha de São Miguel, nos Açores.
A não pode perder.

Com a chegada de junho começa também uma das épocas mais aguardadas em Lisboa: os Santos Populares. Tal como acontece todos os anos, há inúmeros concertos gratuitos em toda a capital ao longo do mês — e as propostas começam já este sábado, dia 1.

Uma das novidades das festividades deste ano é o arraial da NiT, que terá lugar entre 31 de maio e 29 de junho no Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia, na freguesia de São Vicente. O local, situado no número 49 da Calçada dos Barbadinhos, oferece uma vista deslumbrante para o rio Tejo.

Um dos destaques do cartaz é Maria Leal, que se apresentará no sábado. A artista ganhou destaque em Portugal após lançar o hit “Dialetos de Ternura” em 2018, seguido por outras músicas populares como “Desce Até ao Chão”, “Traidora”, “O Verão é Nosso” e “DJ Aumenta o Som”.

Fora de Lisboa também se realizam concertos gratuitos imperdíveis, como o d’Os Quatro e Meia, em Paços de Ferreira, dia 1 de junho, no âmbito do programa das Festas do Corpo de Deus. O grupo pop originário de Coimbra irá interpretar sucessos como “Olá, Solidão” e “O Tempo Vai Esperar”, entre outros.

Não faltam opções para aproveitar o fim de semana sem gastar dinheiro. Confira a lista dos concertos gratuitos abaixo.

Quim Barreiros

Os espectáculos gratuitos arrancam logo a 31 de maio, sexta-feira, com o espetáculo de Quim Barreiros no arraial Santos em Santos. O cantor, natural de Vila Praia de Âncora, é presença frequente nos arraiais de junho em Lisboa.

O alinhamento dos seus espetáculos inclui algumas das suas canções mais populares, como “A Cabritinha”, “A Garagem da Vizinha”, “Bacalhau à Portuguesa” e “Mestre da Culinária”.

Nininho Vaz Maia

No final do ano passado, o artista lançou o primeiro volume de “Aparente”, o seu novo álbum. Agora, vai apresentá-lo num concerto totalmente gratuito este sábado, 1 de junho, na Expo Miranda, em Miranda do Corvo.

Neste trabalho, o artista demonstra mais uma vez que a sua música não se prende a regras. Canta em português e espanhol, misturando os dois idiomas sem preconceitos e explorando sonoridades que o tornaam um artista único e original.

“Aparente” inclui sete faixas: “Te Quiero”, “Metamorfose”, “Suena que suena”, “A mi manera”, “Foste Embora”, “Volta (feat. Tony Carreira)” e “Bebé”. Também deverá apresentar alguns dos seus maiores êxitos, como “E Agora”.

Maria Leal

Em 2018, e de forma inesperada e surpreendente, tornou-se numa das artistas mais famosas de Portugal. O sucesso de Maria Leal começou com o lançamento do tema “Dialetos de Ternura” e, daí em diante, já lançou várias outras músicas que se tornaram populares em muitos arraiais e festas de aldeia, como “Desce Até ao Chão”, “Traidora”, “O Verão é Nosso” e “DJ Aumenta o Som”. Este sábado, 1 de junho, a cantora irá atuar no arraial da NiT, no campo de jogos do Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia.

Calema

Os irmãos Fradique e António Mendes Ferreira, naturais de São Tomé e Príncipe, atualmente com 35 e 30 anos, iniciaram a sua carreira musical muito cedo, incentivados pelos pais. Quando se mudaram para Portugal começaram a gravar covers. A seguir, tentaram a sorte em França, onde chegaram a participar no “The Voice”. Acabaram por regressar a Portugal, onde se tornaram um dos grupos mais populares da última década.

Com mais de 15 anos de carreira, os Calema alcançaram feitos impressionantes em Portugal. Graças a temas como “A Nossa Dança”, “Tudo Por Amor” e “Vai” já somam mais de dez milhões de visualizações no YouTube, bem como inúmeros concertos esgotados.

Terá oportunidade de ouvir estes e outros hits dos irmãos Mendes Ferreira no concerto agendado para dia 1 de junho, nas Festas da Cidade da Marinha Grande.

Luciana Abreu

Para muitos será sempre a Floribella, a personagem que a tornou famosa graças à telenovela infantil homónima exibida na SIC entre 2006 e 2008. Daí em diante, mantém-se como uma das artistas mais conhecidas do País.

A atriz e cantora vai subir ao palco no dia 1 de junho na Festa do Corpo de Deus, em Povoação, na ilha de São Miguel, nos Açores. No alinhamento do concerto não vão faltar temas como “Tu e Eu”, “Camarón” e “Eu Não”.

Os Quatro e Meia

Já esgotaram algumas das maiores salas do País e, atualmente, são uma das bandas pop mais populares. O grupo originário de Coimbra irá tocar em Paços de Ferreira a 1 de junho, nas Festas do Corpo de Deus. O alinhamento do concerto irá incluir sucessos como “Olá, Solidão”, “O Tempo Vai Esperar”, entre outros.

Com João Cristóvão Rodrigues no violino, Rui Marques no baixo, Pedro Figueiredo na percussão, Mário Ferreira no acordeão, Ricardo Liz Almeida na guitarra, e Tiago Nogueira no violão — e com os três últimos também como vocalistas — Os Quatro e Meia celebraram 11 anos de carreira a 25 de maio.

Rosinha

Se gosta de boa-disposição e de letras com muito humor e duplos significados, vai querer passar pelo espetáculo de Rosinha a 2 de junho, domingo, nas Festas de São Francisco, em Alcochete.

“Eu Levo no Pacote”, “Eu Descasco-lhe a Banana”, “É de Gatas que eu Gosto” e “Eu Faço de Coentrada” são alguns dos temas que poderá ouvir ao longo da noite.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT