Música

Concertos, teatro e circo. Em setembro, Odemira é o centro do Alentejo

Os melhores dias do ano estão a chegar ao concelho, com as famosas celebrações de Nossa Senhora da Piedade.
Não faltam eventos.

8 de setembro é o dia mais especial do ano em Odemira. Além de celebrar a padroeira do município, Nossa Senhora da Piedade, é por esta altura que o concelho se enche de festas locais.

Aproveitando a onda de celebração, e com o regresso de férias e início da rotina, por aqui prolonga-se mais um pouco o verão com um mês cheio de atividades culturais. Imersão Cultural é a iniciativa que pretende precisamente descentralizar a programação de eventos e atividades.

Tudo começa com o Festival 7 Sóis 7 Luas, que arranca no dia 1 de setembro e conta com iniciativas a 6, 7, 8 e 13 de setembro, que incluem espetáculos musicais e de teatro de rua em várias localidades. Além dos concertos no fim de semana das festas da Nossa Senhora da Piedade, pode assistir ao espetáculo circense “Shake, Shake, Shake” em Almograve, no dia 1, pelas 19 horas. Ou apoiar uma causa no concerto solidário da Luso 7Luas Band, a decorrer no Estabelecimento Prisional de Odemira, no dia 6.

No feriado, as grandes festas locais terminam com um concerto dos Resistência no Jardim Ribeirinho. Mas antes disso pode contar com a famosa procissão, logo pelas 17 horas.

Além da vila de Odemira, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, São Luís, São Teotónio e outras localidades vão receber eventos especiais, como exposições, teatro de rua ou até jogos tradicionais reinventados para os miúdos.

No dia 21, Vila Nova de Milfontes recebe as celebrações históricas do Centenário da Primeira Viagem Aérea Portugal – Macau. Já mais no final do mês, a 27 e 28, o Festival Tass Jazz concentra-se em São Teotónio, com concertos onde se incluem nomes como Mário Laginha e Júlio Resende.

Destaque ainda para os espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, nos dias 12, 19 e 26, com BEJAZZ Trio, Moços da Vila e Cães do Cão “Vencidos da Vida”.

“Para todos os odemirenses e para quem nos visita, asseguramos uma programação diversa, descentralizada, itinerante e ajustada à época do ano. Setembro é mês de regresso às aulas, de regresso das férias, e no concelho de Odemira também é mês de regresso à cultura, com experiências verdadeiramente imersivas”, explica Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal.

O programa completo da iniciativa “Setembro, Imersão Cultural” pode ser conhecido no site do município. As entradas para todas estas atividades são gratuitas.

Carregue na galeria para ver algumas fotografias das edições anteriores do famoso evento do concelho de Odemira.

ver galeria

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal de Odemira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT