Música

Dos Santos Populares a Marisa Liz: os concertos gratuitos que pode ver no fim de semana

Há propostas para todos os gostos para ver e ouvir. Pedro Abrunhosa e Excesso são outros dos artistas que passam pelas cidades.
Há opções para todos os gostos.

Este ano, as celebrações dos Santos Populares em Lisboa começam mais cedo do que é habitual, ainda antes do início de junho. Nada melhor para arrancar uma das épocas mais famosas da cidade do que o Santos em Santos, que começa esta quinta-feira, 16 de maio.

No primeiro dia não haverá espetáculos, apenas as emblemáticas sardinhas assadas e bifanas acompanhadas, claro, por muita cerveja. Para dançar durante largas horas vai ter de esperar por sexta-feira, 17, dia em que poderá ver a atuação de Deejay Kamala, que é sempre uma presença assídua nesta época — também vai atuar nos Santos do Campo Pequeno.

Fora de Lisboa, há muitas outras propostas. Um dos destaques é Vila de Barrosas, onde Marisa Liz atua este sábado, 18 de maio. A artista lançou em janeiro o seu novo EP “Mensagens de Amor” com quatro canções: “Por Amor”, “Um Dia de Domingo”, “Nada Mais” e “Asas (Eléctricas)”.

De Virgul a Dino D’Santiago, há muitos outros espetáculos gratuitos em Portugal entre esta sexta-feira e domingo. Veja a lista em baixo.

Santos em Santos

O Santos em Santos é um dos eventos mais aguardados todos os anos. A inauguração é já esta quinta-feira, 16 de maio, mas não haverá atuações especiais — apenas as típicas bancas com comida e bebida.

Na sexta-feira, contudo, começa a animação musical com o Deejay Kamala, um nome muito conhecido das noites lisboetas e que atua frequentemente em diferentes festas pela capital. Ao longo das semanas, o Santos em Santos vai receber muitos outros artistas no palco, entre eles Toy.

Marisa Liz

A vocalista dos Amor Electro tem apostado numa carreira a solo e no início deste ano lançou o EP “Mensagens de Amor”. O disco é composto por três versões próprias de alguns temas que já conhecemos e um original. Para a criação do projeto, a cantora regressou à sua adolescência e reinterpretou alguns êxitos que fizeram parte da sua vida.

É o caso de “Um Dia de Domingo”, interpretada ao lado de António Zambujo, uma colaboração que, para Marisa, fazia todo o sentido — afinal, são amigos de longa data. O hit foi originalmente cantado por Gal Gosta e Tim Maia. A artista vai atuar no sábado, 18 de maio, nas Festas Em Honra Do Divino Espírito Santo, em Vila de Barrosas.

Virgul

Virgul tornou-se conhecido graças à participação nos Da Weasel. Quando o grupo se separou, começou a trilhar o seu próprio caminho. Bruno Silva — que foi buscar o nome artístico, Virgul, à série francesa de desenhos animados — começou no hip -hop a fazer rimas nas ruas dos bairros da Margem Sul onde passava os dias.

A sua música sempre resultou da fusão de vários géneros e continua a ser um reflexo do caldeirão multicultural onde Virgul cresceu. Filho de angolanos e nascido e criado num bairro social na Margem Sul, teve como primeira base o hip-hop, mas nos Da Weasel também descobriu o rock e os ritmos do reggae. Todos estes estilos influenciam a música que faz.

O artista vai atuar em Vandoma este sábado, 18 de maio, pelas 23h55.

Rosinha

Se gosta de boa-disposição e de letras com muito humor e duplos significados, vai querer passar pelo espetáculo de Rosinha a 18 de maio em Rio Maior.

“Eu Levo no Pacote”, “Eu Descasco-lhe a Banana”, “É de Gatas que eu Gosto” e “Eu Faço de Coentrada” são alguns dos temas famosos de Rosinha que vai poder ouvir nas Festas Da Vila De Alcobertas.

Excesso

O regresso dos Excesso aos palcos foi um dos maiores acontecimentos de 2023 na cultura pop portuguesa. O concerto “Até ao Fim” — nome do último álbum do grupo, lançado em 1999 —, voltou a reunir Carlos, Duck, Gonzo, João Portugal e Melão em palco.

Se não teve a oportunidade de ver o espetáculo da boys band na MEO Arena, pode descansar: vão dar um concerto gratuito este sábado, 18 de maio, na Feira de Leiria. Não vão faltar êxitos como “Eu Sou Aquele”, “Não Sei Viver Sem Ti”, “És Loucura”, entre outros.

Dino D’Santiago

O cantor natural de Quarteira é, atualmente, uma figura central da cultura nacional. Através da mistura da tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica global, criou álbuns de sucesso como “Eva” (2013), “Mundu Nôbu” (2018), “Kriola” (2020) e “Badiu” (2021).

A voz única e a energia contagiante de Dino D’Santiago tornam os seus concertos em momentos únicos, de interação e participação do público. O cantor já pisou palcos dos maiores festivais de música e esgotou o Coliseu de Lisboa, em 2022, com uma apresentação única do seu percurso.

Agora, vai dar um espetáculo grátis em Fafe a 18 de maio. O evento também contará com atuação de Quim Barreiros esta sexta-feira, 16.

Pedro Abrunhosa

O artista celebra em 2024 os 30 anos desde o lançamento do álbum “Viagens”, que trouxe hits como “Mais Perto do Céu”, “Estrada” ou “Tudo O Que Eu Te Dou”. Vai assinalar o marco com espetáculos especiais em Lisboa e no Porto no final do ano.

Antes disso, contudo, vai poder assistir a um espetáculo gratuito do cantor a 19 de maio em Vagos. Além de apresentar algumas das faixas conhecidas de “Viagens”, vai interpretar outros sucessos da discografia como “Amor de Ferro” e “Que o Amor te Salve Nesta Noite Escura”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT