Música

Drogas, crime e redenção: a vida atribulada de A$AP Rocky (e a relação com Rihanna)

Depois de atuar no Algarve, o rapper americano é cabeça de cartaz no Super Bock Super Rock. Vai tocar na Altice Arena.
A$AP Rocky e Rihanna estão juntos desde 2020.

Aos 33 anos, A$AP Rocky é um dos grandes nomes do rap mundial — na verdade, assumiu-se como um dos principais artistas da sua geração há mais de uma década, em 2011, quando apresentou a sua mixtape de estreia “Live. Love. ASAP”. Depois de atuar na primeira edição do festival Rolling Loud na Europa — que aconteceu na semana passada em Portimão —, agora é cabeça de cartaz no Super Bock Super Rock. Atua na Altice Arena, em Lisboa, esta quinta-feira, 14 de julho.

O caminho até aqui não foi fácil. Rakim Mayers nasceu no Harlem, em Nova Iorque, e tinha apenas 12 anos quando o pai foi preso por tráfico de droga. No ano seguinte, o seu irmão mais velho foi assassinado. Fora ele quem o ajudara a escrever os primeiros versos. O gosto pelo hip hop corria na família — A$AP Rocky e a irmã Erica, aliás, tiveram os seus nomes escolhidos em homenagem à icónica dupla de hip hop Eric B. & Rakim.

Passou a adolescência a mudar-se com a mãe e a irmã entre vários abrigos sociais, para pessoas sem casa ou com condições de vida débeis. Por volta de 2007 juntou-se ao coletivo de artistas A$AP Mob, antes de gravar as primeiras músicas e começar a dar nas vistas no tal ano de 2011. 

Fruto do seu contexto, Rakim Mayers teve vários problemas com a lei ao longo dos anos. Em 2006 — tinha apenas 18 anos — passou umas semanas na prisão de Rikers Island graças a acusações de tráfico de drogas. Já a partir de 2012, quando era um artista reconhecido, foi detido em mais do que uma ocasião por se envolver em rixas. 

O caso mais grave terá acontecido mais recentemente, a meio de uma tour europeia. Em 2019, A$AP Rocky tinha atuado na Suécia quando se envolveu numa altercação física na rua com dois homens. O rapper e produtor e dois dos seus associados passaram mais de um mês na prisão enquanto as autoridades suecas apuravam o que tinha acontecido. 

Rihanna na Praia da Rocha a ver o concerto do namorado.

Várias personalidades intercederam por ele, incluindo o então presidente Donald Trump. A$AP Rocky alegou legítima defesa, mas acabou condenado por agressão e obrigado a pagar uma indemnização. O artista aproveitou as semanas na cadeia para desenhar uma coleção para a marca de Marine Serre — A$AP Rocky também é modelo e tem uma ligação próxima ao mundo da moda.

Esse universo terá sido um dos fatores que o ligaram a Rihanna. Hoje, os dois músicos são um “power couple”. A cantora de Barbados (sendo que A$AP Rocky é filho de um imigrante do mesmo país) esteve inclusive na Praia da Rocha, em Portimão, a assistir à performance do companheiro. É incerto se fica para o espetáculo do Super Bock Super Rock. 

Os dois colaboraram pela primeira vez em 2012, quando A$AP Rocky entrou na remistura do tema de Rihanna “Cockiness (Love It)”. Um ano depois, o rapper foi convidado para acompanhar a cantora na sua digressão americana, fazendo os concertos de abertura. Apesar de se manterem amigos ao longo dos anos — aparecendo juntos em eventos de moda, até porque Rihanna tem a sua marca Fenty —, só se aproximariam mais tarde. 

Em 2020, Rihanna terminou a sua relação com o milionário saudita Hassan Jameel. Pouco tempo depois, surgem os rumores de que a cantora e A$AP Rocky estavam envolvidos — mesmo que ainda não fosse uma relação sólida e assumida. Foram vistos em diversas ocasiões, e também trabalharam juntos numa campanha para publicitar a Fenty. Nesse ano, A$AP Rocky foi passar o Natal a Barbados com a família de Rihanna. 

Os dois só assumiram publicamente a relação em maio de 2021, quando A$AP Rocky dá uma entrevista à revista “GQ” e descreve Rihanna como o amor da sua vida. O rapper admite que já foi muito mulherengo, mas que finalmente encontrou “a tal”. E explica que fizeram uma road trip transformadora, que fortaleceu a ligação entre os dois.

“É tão melhor quando encontras a tal. É como se fosse um milhão de outras pessoas. Quando sabes, sabes. Ela é a tal”, disse. Menos de um ano depois, em janeiro deste ano, o casal anuncia que Rihanna está grávida. O parto aconteceu em maio: um bebé rapaz nasceu no dia 13. Ainda não foi revelado o nome nem quaisquer fotografias.

Nessa mesma entrevista à “GQ” do ano passado, A$AP Rocky contou como deixou de usar drogas mais pesadas — como o LSD, que lhe deu uma canção homónima que foi um hit — e passou apenas a fumar erva, o que, segundo a revista, “ajudou a esta jornada de expansão da mente e autodescoberta”. O rapper assumiu-se como alguém mais maduro e evoluído — talvez até em busca de alguma redenção.

Contudo, em abril de 2022, quando o casal regressou a casa após umas férias, A$AP Rocky foi detido pela polícia graças ao alegado envolvimento num tiroteio que aconteceu no final do ano passado. Pouco depois foi libertado sob fiança e a investigação continua. No mesmo mês, surgiu um rumor online de que o rapper havido traído Rihanna com a estilista Amina Muaddi em Paris. Nenhum dos dois comentou a alegação — só a própria Muaddi é que veio a público negar a história. 

“Sempre acreditei que uma mentira infundada espalhada nas redes sociais não merecia qualquer resposta ou esclarecimento, sobretudo uma que é tão maliciosa. Inicialmente, assumi que este boato falso, com intenções maldosas, não seria levado a sério. Contudo, nas últimas 24 horas fui relembrada de que vivemos numa sociedade que é tão rápida a discutir os temas, independentemente dos factos — e que nada está fora dos limites. Nem sequer naquela que deveria ser uma das alturas mais bonitas e celebradas na vida de alguém”, escreveu a estilista, aludindo no final à gravidez de Rihanna.

De qualquer das formas, a relação do power couple A$AP Rocky e Rihanna parece estar de pedra e cal. Após uma vida conturbada, o rapper do Harlem pode finalmente estar preparado para uma vida estável. Na arte, sempre foi prolífico. Para o concerto no Super Bock Super Rock traz na bagagem, entre muitos outras, as canções dos álbuns “Long. Live. ASAP” (2013), “At. Long. Last. ASAP” (2015) e “Testing” (2018). No mais recente single, “D.M.B.”, retrata a sua vida com Rihanna. O tema deve fazer parte do futuro disco, “All Smiles”, que deve chegar nos próximos meses.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT