Música

EDP Tanto Fado: a final do concurso de talentos do País é já esta quinta-feira

A cerimónia pode ser acompanhada em direto no canal de YouTube da EDP.
Carminho é a embaixadora do projeto.

Ansiosa por ajudar a dar uma nova vida a uma tradição única no nosso País, a EDP criou um concurso para encontrar os melhores fadistas portugueses que ainda não tinham conseguido uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. Sob o mote “Barulho que se vai cantar o fado!”, nasceu o EDP Tanto Fado, onde os participantes vão ter uma oportunidade de projeção neste meio musical. 

Mais de 380 inscrições de várias partes do mundo depois, já estão escolhidos os fadistas que vão disputar a grande final do EDP Tanto Fado. Ou melhor, as nove fadistas. Entre várias participações, houve nove mulheres que se destacaram nas votações. Agora, chega a altura de mostrarem a sua alma de fadistas para a grande final do concurso, marcada para esta quinta-feira, 29 de abril, pelas 18 horas.

Ao palco do Campo Pequeno vão subir oito finalistas: Vera Lima, Beatriz Felizardo, Carmo Moniz Pereira, Cassandra Miranda Cunha, Joana Carvalhas, Mia Moura, Sara Filipe e Vânia Conde (Beatriz Silva, que também tinha sido selecionada pelo júri, não poderá participar na final). A vencedora desta grande iniciativa irá gravar um álbum com a Sony Music Portugal e ter a oportunidade de atuar no palco EDP Fado Café na próxima edição do NOS Alive.

Por questões de segurança, no contexto da pandemia, o evento não terá público. No entanto, e porque a EDP quer que a música chegue a todos, o espetáculo vai ser transmitido através do seu canal de YouTube oficial. A fadista Carminho, embaixadora do EDP Tanto Fado, irá ainda fazer um show case na grande final depois das atuações das finalistas. Para conhecer todas as finalistas antes do espetáculo basta ir ao site da iniciativa.

O concurso chegou a países como França, Estados Unidos, Índia, Venezuela, Espanha, Inglaterra ou Canadá, provando que as vozes do fado atravessam fronteiras. As fadistas passaram por duas fases de votação que somaram mais de 65 mil votos entre os mais de 380 inscritos.

Este artigo foi escrito em parceria com a EDP.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT