Música

Em julho, Lagos vai receber concertos de Aurea, Katia Guerreiro e Gabriel, o Pensador

Os HMB também estão na lista dos artistas que vão atuar na cidade algarvia.
Áurea vai animar as noites de verão.

Com o verão e o desconfinamento, a cultura chegou novamente em força ao Algarve. O mês de julho está preenchido com dezenas de concertos, peças de teatro, cinema na rua e muitas outras iniciativas culturais e desportivas que vão permitir aproveitar o bom tempo que se faz sentir na região.

Entre todas estas artes, a música é a que se destaca mais, com os Concertos de Verão, o Ciclo de Concertos Promenade e os Concertos D’Encanto. A primeira iniciativa vai contar com concertos de artistas portugueses no Parque das Feiras, em Lagos. A 28 de julho pode assistir ao concerto de Aurea. A companhia da noite de 29 de julho será do grupo HMB. Na noite seguinte, sobe ao palco o rapper brasileiro Gabriel, o Pensador. A terminar estes Concertos de Verão, a 1 de agosto, teremos Katia Guerreiro. Todas estas atuações têm início às 21h30.

O Ciclo de Concertos Promenade chega ao auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, a 4 de julho, pelas 16h30. Este é o concerto ideal para para os fãs de música clássica e incluirá uma projeção de desenhos como fundo de palco para cativar os mais pequenos, tornando-se no evento ideal para toda a família.

Os Concertos D’Encanto acontecem entre 16 e 18 de julho, e vão trazer ao Largo da Fortaleza, em Cacela Velha, a multiculturalidade que a música pode oferecer. Na primeira noite pode ouvir músicas do Mediterrâneo Oriental e Magrebe. Na noite seguinte a animação vem com músicas do Médio Oriente, que serão acompanhadas por giro sufi e dança. Por último, serão as músicas da Europa Medieval que se farão ouvir no Algarve. Também têm início às 21h30.

Mas nem só de música se faz esta programação. “A Margem do Tempo” chega a 24 de julho ao Centro Cultural de Lagos (auditório Duval Pestana) pelas 21h30. Esta peça conta com a veterana Eunice Muñoz, e é um espetáculo que representa um passar de testemunho à sua neta Lídia Muñoz e às gerações vindouras. Tem banda sonora original criada e interpretada por Nuno Feist.

Já “As Noites do Medronho” reúnem dois espetáculos de teatro na serra e nas destilarias, em Monchique, nomeadamente: “Para acabar em beleza (ou talvez não)” (dias 02, 03, 09 e 10, às 19h30, no Monte da Lameira, em Alferce); e “Mulheres da Serra” (dias 16, 17, 23 e 24, às 19h30, na Casa do Medronho, em Marmelete).

Os fãs de cinema também vão ter dois eventos dedicados a eles, o Cinema na Rua e o Festival Out-(In)verAno. O primeiro realiza-se a 23 e 30 e julho na Avenida da República, em Vila Real de Santo António, com início marcado para as 21h30. O Festival Out-(In)verAno junta a astronomia à arte e ao património, oferecendo iniciativas como observação astronómica noturna, exposições, caminhadas, oficinas e concertos, no dia 23, a partir das 16 horas; e nos dias 24 e 25, a partir das 10 horas, na barragem da Bravura, Bensafrim e Barão de São João, em Lagos.

Pode encontrar outras sugestões culturais no site do Guia Algarve.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT