Música

Escalada dos “preços dinâmicos” para os Oasis motiva investigação à Ticketmaster

A promotora está a ser alvo de críticas devido à estratégia adotada na venda de bilhetes.
A banda terminou em 2008.

A recente escalada nos preços dos bilhetes para os concertos da banda Oasis levou à abertura de uma investigação pela Autoridade de Concorrência do Reino Unido contra a Ticketmaster. Após 15 anos de hiato, a banda anunciou a realização de vários espetáculos e já existem extensas listas de espera para a aquisição dos ingressos.

Esta quinta-feira, 5 de setembro, a entidade responsável pela supervisão da concorrência britânica iniciou uma investigação ao processo de venda de bilhetes, onde têm sido praticados “preços dinâmicos”, resultando em aumentos significativos nos seus valores. Vários fãs apresentaram queixas ao regulador do mercado publicitário do Reino Unido, após investirem longas horas a tentar garantir a compra de ingressos, apenas para se depararem com preços que atingiram os 415€ (aproximadamente 350 libras).

A Comissão Europeia também está a investigar a situação, que faz parte de uma análise mais abrangente sobre a regulamentação da proteção dos consumidores na União Europeia, conforme apurado pelo jornal “The Guardian”. Os resultados dessa avaliação deverão ser divulgados nos próximos meses.

A Ticketmaster justifica que a utilização desta estratégia de ajustar os preços com base na procura do mercado e no comportamento dos clientes é também utilizada por companhias aéreas e hotéis. Acrescentou ainda que os valores são decididos pelos artistas e pelos agentes dos mesmos.

Contudo, os Oasis lançaram um comunicado no qual garantem que “em nenhum momento tiveram conhecimento de que o preço dinâmico seria usado” e que essas decisões eram da responsabilidade dos promotores. 

No total, o grupo tem agendadas cinco atuações em Wembley, cinco em Manchester e três na Escócia. A digressão começará no dia 4 de julho, no Cardiff Principality Stadium, e encerrará no dia 17 de agosto, no Dublin Croke Park. Espetáculos adicionais ocorrerão em Heaton Park, a 16 de julho, em Wembley a 30 de julho e em Edimburgo, a 12 de agosto.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT