Música

Esta semana há um concerto gratuito de música clássica no jardim da Torre de Belém

O espectáculo de uma das principais orquestras brasileiras em atividade acontece na quarta-feira, dia 7 de setembro.
Dia 7 de setembro, às 21 horas.

A 7 de setembro, quarta-feira, 200 anos exatos depois de declarada a independência do Brasil, Lisboa vai receber uma das principais orquestras brasileiras em atividade. Às 21 horas, a Orquestra Filarmónica de Minas Gerais vai celebrar o bicentenário com um concerto no Jardim da Torre de Belém. O espectáculo é aberto ao público e gratuito para todos os que quiserem ouvir uma seleção de obras sinfónicas brasileiras.

À agenda da digressão juntam-se as atuações na Casa da Música, no Porto, a 6 de setembro, e no Convento de São Francisco, em Coimbra, no dia 9. Para Lisboa, têm ainda outra data marcada: 8 de setembro, no Centro Cultural de Belém.

Nas três salas irão ouvir-se obras de Villa-Lobos, Carlos Gomes e Joly Braga Santos. Também o pianista brasileiro Jean-Louis Steuerman vai participar enquanto solista. Durante esta turné, e como parte da celebração do bicentenário vai ser apresentado o CD gravado pela orquestra com obras de D. Pedro I do Brasil (D. Pedro IV de Portugal), que tem o seu lançamento internacional agendado para sexta-feira, dia 9 de setembro.

O evento é realizado em parceria entre o Instituto Cultural Filarmónica, a Embaixada do Brasil, a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC e será transmitido pela RTP 2 e pela RTP Play.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT