Música

Este fim de semana há concerto de Xutos & Pontapés à borla

A banda de Tim e companhia é o grande destaque deste fim de semana, mas há mais espetáculos para ver sem pagar.
São um dos destaques.

Com 45 anos de carreira, Zé Pedro, Kalú, Tim e Zé Leonel dispensam apresentações. Começaram a tocar nos anos 70 e chegaram a chamar-se Delirium Tremens e Beijinhos e Parabéns. Hoje são os Xutos & Pontapés. Só Xutos, para os amigos.

Foi a 13 de janeiro de 1979 que subiram ao palco do salão de baile dos Alunos de Apolo, em Lisboa. Nessa altura, optaram por tocar quatro músicas inspiradas pelo punk-rock que sobressaía na cena musical estrangeira. A partir daí, nunca mais pararam.

“A Minha Casinha” (1988), “À Minha Maneira” (1988) e “Ai Se Ele Cai” (2004) são alguns dos hinos que marcaram uma geração e que vai poder ouvir sem pagar no fim de semana. Tome nota dos espetáculos à borla que vão decorrer nos próximos dois dias.

Xutos & Pontapés

Há 45 anos que percorrem as estradas de Portugal em concertos. Formados em 1979, rapidamente chegaram aos grandes palcos, mesmo depois da morte do guitarrista Zé Pedro, em 2017. A banda manteve-se ativa, em palco e em estúdio, com Tim (vocalista e baixista), João Cabeleira (guitarrista), Gui (saxofonista) e Kalú (baterista), que continuam a espalhar o legado dos Xutos.

E desta feita, o grupo faz justiça à letra “de Bragança a Lisboa são nove horas de distância”. Faça-se à estrada porque os Xutos rumam a Trás-os-Montes no domingo, 13 de outubro, onde atuam em Mogadouro. O espetáculo começa às 23 horas. 

Nuno Ribeiro

Trás-os-Montes irá também receber no sábado, 12 de outubro, o cantor de 23 anos que é um dos sucessos emergentes da nova geração. Nuno tornou-se conhecido com 16 anos, quando conquistou o quarto lugar no programa “The Voice”. Logo após sair do concurso, começou a lançar projetos em nome próprio.

Em 2023, lançou “Maria Joana”, numa colaboração com os Calema e Mariza, que fez parte das escolhas diárias nas rádios nacionais e foi um dos êxitos do ano. Em junho de 2024, juntou-se ao Dj Kura e, juntos, criaram “Eu Prometo”, que acumula milhares de reproduções na plataforma Spotify. 

Romana

Se não tem oportunidade de ir até Bragança, pode optar pelo Entroncamento, em Torres Novas, onde Romana vai dar um concerto grátis também este sábado, pelas 22 horas. A VII Street Food recebe a cantora que irá trazer, por certo, temas como “Não És Homem P’ra Mim”, “Diz-me” e “Abre-se uma Janela”.

Todos a conhecem pelo nome musical que decidiu adotar, mas Carla Alexandra Pereira de Sousa é a sua verdadeira identidade. Desde pequena que já sonhava com os palcos, impulsionada pela tia Ágata. Em 1996, participou no tema “Mãe Querida” em conjunto com outros artistas e o disco atingiu um enorme sucesso. Em 2012, participou no programa televisivo “A Tua Cara Não Me é Estranha”, que deu um novo impulso na sua carreira.

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT