Os fãs do jazz podem preparar-se para uma celebração especial no Centro Cultural de Belém, de 6 a 8 de dezembro, com a 22.ª edição da Festa do Jazz. A programação inclui nove concertos, com destaque para a parceria entre o saxofonista inglês Andy Sheppard e o pianista Aaron Parks, “dois dos maiores nomes do jazz mundial”. Quatro das formações presentes farão a sua estreia em território nacional.
Entre as novidades está o sexteto franco-sírio Sarāb, considerado “um dos principais grupos da cena musical parisiense”, que mistura a eletricidade do jazz com a música tradicional árabe. O grupo vai atuar no primeiro dia do evento.
A 7 de dezembro, o trio norueguês Liv Andrea Hauge, vencedor dos Zenith Awards 2024 da Rede Europeia de Jazz, atua pela primeira vez em Portugal. No último dia do festival, as apresentações ficam a cargo dos Jazzopa, do vibrafonista Duarte Ventura e do trio Wadji Riahi, que traz influências do Egito e da Bélgica.
Com curadoria da cantora Mariana Dionísio e do acordeonista João Barradas, o evento é organizado pela associação Sons da Lusofonia. Os bilhetes podem ser comprados presencialmente e têm o custo de 20€ para o concerto dos Sarāb (dia 6) e 15€ para todas as sessões dos outros dias.