Música

Festas de Lisboa: vai haver espetáculo especial no Terreiro do Paço e fado no castelo

A programação foi anunciada pela autarquia nesta sexta-feira, 20 de maio. Todas as iniciativas têm entrada gratuita.
As Marchas Populares estão de volta.

Depois de dois anos de interregno, graças à pandemia, as Festas de Lisboa vão finalmente acontecer este ano. Arrancam já na próxima semana, a 28 de maio, e prolongam-se oficialmente até 30 de junho. A programação foi anunciada pela autarquia nesta sexta-feira, 20 de maio.

As celebrações começam com o espetáculo “O que nos Une”, de Tito Paris, nos jardins da Torre de Belém, no dia 28. O músico cabo-verdiano vai atuar ao lado de nomes como Cremilda Medina, Joana Amendoeira, Paulo Gonzo e Djodje. 

As Marchas Populares também estão de volta. Vai haver exibições na Altice Arena a 3, 4 e 5 de junho, a partir das 21 horas. O desfile das marchas acontece, claro, na noite de Santo António na Avenida da Liberdade, a partir das 21h45. A convidada desta edição é a Marcha Popular de Vale do Açor. Pela primeira vez, vai participar a Marcha Infantil das Escolas de Lisboa.

O Castelo de São Jorge volta a ser o grande palco do fado. No dia 17, Ricardo Ribeiro junta-se ao pianista de jazz João Paulo Esteves da Silva para uma atuação especial. No dia seguinte, é a vez de Teresinha Landeiro interpretar duetos inéditos com Agir e Mimi Froes.

Nos dias 25 e 26, o jardim da Quinta das Conchas irá receber ranchos folclóricos, tunas, bombos e fado — performances programadas pelas casas regionais da cidade.

O encerramento das Festas de Lisboa vai acontecer com um espetáculo especial no Terreiro do Paço, “Cheira a Lisboa”, dedicado aos 100 anos do Parque Mayer — que foi o berço das Marchas Populares e um local vital para a vida artística lisboeta ao longo de várias décadas.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai atuar com Anabela, FF, Kátia Guerreiro, Luís Trigacheiro, Lura e Marco Rodrigues. Os seis vocalistas vão recriar 22 clássicos da música popular, com arranjos de Filipe Raposo, Pedro Moreira e Lino Guerreiro.

O Lisboa Mistura, a Festa da Diversidade, o Arraial Lisboa Pride, o CineConchas e o Bairro em Festa são outras das iniciativas regulares integradas nas Festas de Lisboa. Todas as atividades contam com entrada gratuita.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT