Música

Festival A Estrada volta a percorrer Santiago do Cacém com música, dança, ioga e teatro

O evento quer levá-lo a explorar o território entre a Aldeia de São Francisco da Serra e a praia da Costa de Santo André.
Fotografia: Facebook Luís Trigacheiro.

Depois do sucesso da primeira edição, o Festival A Estrada torna a levar música, dança, teatro e instalações artísticas ao concelho de Setúbal. “Experienciar e descobrir o território entre a Aldeia de São Francisco da Serra e a praia da Costa de Santo André, no Concelho de Santiago do Cacém, ao longo da estrada municipal 544 e suas ramificações” volta a ser o objetivo da iniciativa, explica a organização nos seus canais oficiais.

Para alcançar esta meta, os responsáveis pelo evento, que este ano começa a 9 de agosto e se estende até dia 13, prepararam uma programação multidisciplinar e itinerante que se divide por vários palcos, pondo sempre “em evidência o potencial da região associado ao turismo de natureza, à sua maravilhosa costa, ao binómio campo-praia, aos produtos da gastronomia local e à qualidade das suas gentes, das suas tradições e da sua cultura”, acrescenta.

A festa começa na aldeia de São Francisco da Serra (9 e 10 de agosto), que vai receber concertos de Eduardo Paniagua Ensemble (Espanha); Celina da Piedade; Cante Alentejano do Grupo Coral da Mina de São Domingos; Puuluup (Estónia); Luís Trigacheiro e Miguel Vargas. Nestes dois dias haverá ainda tempo para uma caminhada meditativa; uma prova de vinho musicada na Herdade do Cebolal; uma mostra de vídeo e um espetáculo de teatro físico.

A 11 de agosto, o festival muda-se para o lugar do Farrobo. Conte com atuações de Bonny Bonnie & The Rockie Mountains e de Groovin’ Train. Uma visita ao Lagar do Parral, em Santa Cruz, uma prova de azeite musicada, a exibição de uma curta-metragem e de um documentário estão igualmente previstos.

Dia 12, o palco instala-se no Monte do Paio, na Lagoa de Santo André, para concertos de Vítor Rua e Meta, e para sets dos DJ’S Xoices e Xinobi, por exemplo.

A iniciativa, que resulta de uma parceria da produtora Transiberia com a Artéria e a Câmara de Santiago do Cacém, termina na Costa de Santo André. É lá que vai poder dançar ao ritmo da cantora cabo-verdiana Dunia Lobo, de Bandua e dos DJ’SBernardo D’Dadaario (aka Tempura), Venga Venga e Vítor Belanciano.

Todas as manhãs, no Palco Floresta, haverá também aulas de “Alente(y)joga”, isto é, “ioga do Alentejo”, além de várias atividades artísticas e musicais. A programação completa está disponível online. Os bilhetes cujos preços começam nos 16€ já se encontram à venda.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT