Música

Festival Mimo regressa a Amarante em julho e anuncia 2 confirmações

O evento ocorre em julho e a entrada é gratuita. Haverá muitas outras atividades diferentes, como oficinas e cinema.
Fatoumata Diawara é uma das artistas confirmadas.

Considerado um dos maiores festivais gratuitos de música do Brasil, o MIMO, regressa a Amarante este verão. A enorme festa gratuita que celebra a cultura e a música do mundo já passou por outras cidades. Em 2022, por exemplo, esteve no Porto. O ano passado, em 2023, celebrou o 20.º aniversário.

Como “o bom filho a casa torna”, a iniciativa regressa à localização original entre 19 e 21 de julho — e a organização confirmou os primeiros nomes. O rapper brasileiro Marcelo D2 vai subir ao palco para apresentar o seu disco mais recente, “Iboru”. Fatoumata Diawara, que editou “London Ko” em 2023, também atuará. Ainda não foram, porém, anunciadas as datas em que poderemos ver as atuações.

O programa é composto por espetáculos e atividades completamente gratuitas. Além dos concertos, vão existir outras atividades como palestras, workshops, oficinas, exposições, performances, cinema e roteiros guiados.

Vale a pena recordar que, em março do ano passado, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, anunciou que a autarquia não tinha interesse em voltar a receber o festival, devido a “incumprimento” das normas. A direção do MIMO afirma não terem existido incidentes e, além disso, revelou que ia o político devido às “gravíssimas e sem qualquer fundamento” acusações feitas.

“É sempre com grande emoção que vemos milhares de pessoas a viverem a arte de forma tão intensa e diversa. O MIMO é positivo, inclusivo e democrático, faz parte de Amarante e dos amarantinos, mas também dos milhares de fãs nacionais e estrangeiros que nos visitam anualmente”, revelou Lu Araújo, diretora e fundadora da iniciativa.

O festival criado em Olinda e é considerado um dos maiores festivais gratuitos de música do Brasil. No total já realizou mais de 60 edições, em 12 cidades no Brasil e na Europa.

Carregue na galeria para conhecer os concertos mais aguardados de 2024.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT