Cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

Música

Filho de Bob Marley é um dos primeiros 12 nomes do Festival Músicas do Mundo

Em 2024, o músico venceu o Grammy para Melhor Álbum de Reggae, com “Colors of Royal”, álbum que virá apresentar a Portugal.

A World Music vai voltar a ecoar pelo Sudoeste Alentejano, entre 17 e 25 de julho. A organização do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo anunciou esta sexta-feira, 27 de fevereiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa, os primeiros 12 nomes para a edição de 2026, que se realiza em Porto Covo e Sines. 

O maior destaque vai para Julian Marley, filho de Bob Marley, que atua em Portugal acompanhado pelos The Uprising. Em 2024, o músico venceu o Grammy para Melhor Álbum de Reggae, com “Colors of Royal” (2023), trabalho gravado em colaboração com o produtor Antaeus.

Julian é fruto da relação breve que Bob Marley manteve com Lucy Pounder durante o período em que viveu exilado em Londres, após o atentado à sua casa na Jamaica, em 1976.  O músico, com 50 anos, irá trazer o FMM um concerto que promete reforçar a forte ligação do festival às músicas de matriz africana e caribenha.

Do alinhamento agora revelado fazem ainda parte Aïta Mon Amour e Saad Tiouly (Marrocos), La Niña (Itália), Le Trio Joubran (Palestina), Lia Kali (Espanha), Mádé Kuti e The Cavemen (Nigéria), Nana Benz (Togo), Otto (Brasil) e os portugueses A Garota Não e Pedro da Linha. 

A seleção volta a confirmar a vocação do FMM para apresentar artistas de geografias diversas e propostas que raramente passam pelos circuitos comerciais de música ao vivo, mantendo a linha curatorial que, entre 1999 e 2025, já trouxe a Sines e Porto Covo músicos oriundos de mais de uma centena de países.

Em 2025, o FMM realizou-se entre 18 e 26 de julho, com 49 projetos musicais e concertos divididos entre os palcos das duas localidades, mantendo a fórmula de combinar espetáculos gratuitos e pagos. 

A 25.ª edição marcou também a publicação do livro “Espírito de Aventura: Uma História do FMM Sines” e a edição de um disco em vinil comemorativo, sublinhando o percurso de um festival que, em 25 edições, recebeu cerca de 1,68 milhões de espectadores e programou mais de 800 concertos.

No ano passado, o FMM gerou 6,6 milhões de euros para a economia local, o que eleva a fasquia e as expectativas para a edição de 2026, que irá prolongar-se por nove dias.

A organização ainda não divulgou informações sobre o preço dos bilhetes para o 26.º FMM, nem o cartaz completo, prometendo novos anúncios nas próximas semanas.

ARTIGOS RECOMENDADOS