Durante os meses de verão, perdemos a conta às feiras, festas e concertos que surgem, mas há um evento que se tornou obrigatório para marcar o final da temporada de calor. Todos os anos, a Feira da Luz, em Carnide, enche o Largo da Luz de música e muita animação durante praticamente um mês. A entrada é sempre gratuita.
O evento com mais de 500 anos arranca no dia 31 de agosto, sábado, e prolonga-se até ao dia 29 de setembro. Vão ser 30 dias de ateliers, exposições, bancas de artesanato, barracas de comida, diversões para os mais novos e homenagens à padroeira do bairro, a Senhora da Luz.
As grandes atrações estão no palco principal. O cartaz vai arrancar com um concerto de Camané, no dia da inauguração, por volta das 21h30. Seguem-se ainda atuações de artistas como Rebeca (6 de setembro), Virgul (7 de setembro), Carapaus, Azeite & Alho (13 de setembro) e um tributo a Xutos & Pontapés, na noite seguinte. Os concertos acontecem sempre à mesma hora.
Os últimos dias da feira vai contar com Augusto Canário, que atua a 20 de setembro, e os Bandidos do Cante, no dia seguinte. Soraia Tavares, Ana Malhoa e GNR ficam responsáveis por fechar a edição com atuações entre nos dias 27, 28 e 29 de setembro, respetivamente.
Nos restantes dias, a programação inclui ainda ranchos folclóricos, capoeira, danças escocesas, baile latino e cante alentejano, às quais o público pode assistir entre bifanas, sardinhas assadas ou farturas.
Desde 1992 que as atividades da Feira da Luz culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz, no final de setembro. Este ano não será diferente. A feira é organizada atualmente pela Junta de Freguesia de Carnide.