Cultura
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Música

GNR, Carolina Deslandes, Slow J e outros concertos à borla nos próximos dias

Nos cartazes das festas de todo o País encontram-se grandes nomes nacionais, talentos recentes e até um artista internacional.

Com a chegada de junho, começam a multiplicar-se espetáculos gratuitos um pouco por todo o País — e são protagonizados por alguns dos maiores nomes da música portuguesa atual e não só. Um dos destaques é Carolina Deslandes, que já se apresentou em palcos como o Rock in Rio Lisboa.

Esta sexta-feira, 6 de junho, a artista vai dar um concerto nas Festas de Abrantes, onde estará a apresentar “Chorar no Club”, o seu mais recente disco editado a 22 de maio. O projeto tem 24 faixas, uma para cada hora do dia, explica a própria artista.

Juntas, compõem aquilo que descreve como “uma bula emocional para quem vive com o coração à flor da pele”. Diz ser “um álbum feito para quem já chorou a dançar, para quem já se perdeu na noite só para não se sentir sozinho.”

Este que é o sétimo álbum da cantora traz uma novidade. Pela primeira vez, assume identidades múltiplas e cada faixa é interpretada por diferentes versões de si mesma: “mais ousadas, mais frágeis, mais noturnas ou mais cruas”. No espetáculo também deverá apresentar alguns dos seus maiores êxitos, nomeadamente “Não me Importo” e “Saia da Carolina”.

Por estes dias, pode esperar também concertos à borla de referências internacionais, nomeadamente o funkeiro MC Pedrinho. A 6 de junho, sobe ao palco das Festas de Tires, que decorrem em Cascais.

O músico tornou-se famoso graças a hits como “Encosta na Parede”, “Dançarina” e “Set do G15”, que acumulam milhões de streams nas plataformas, desde o Spotify à Apple Music. Também vai interpretar singles de “PXP Deluxe”, o seu álbum de 2023.

Conheça outros concertos gratuitos que terão lugar pelo País ao longo dos próximos dias.

Bárbara Bandeira

Quem também tem novidades na discografia é Bárbara Bandeira, que este ano editou “Lusa: Ato 1”, um EP com seis faixas. O álbum inclui também colaborações com Veigh, Eu.Clides e WIU.

Esta é apenas a primeira parte de um projeto que trará novidades ao longo de 2025 e 2026. A cantora é um dos maiores nomes do atual panorama da música pop em Portugal. Ao longo da carreira já lançou hits como “Carro”, com o rapper Dillaz, “Onde Vais” com a fadista Carminho, “Como Tu” com Ivandro, “Nós os Dois”, entre outros — e que também deverão ser apresentados no concerto à borla a 7 de junho no evento Os Dias no Parque, na Póvoa de Varzim.

The Gift

É impossível ouvirmos “Primavera” e “Fácil de Entender”, dos The Gift, sem começarmos a cantar emocionados. Se quer ouvir ao grupo ao vivo e não na rádio, vai gostar de saber que os músicos vão dar um concerto gratuito nas Festas da Cidade de Marinha Grande a 7 de junho.

O alinhamento deverá incluir temas de “Coral”, o mais recente disco lançado em 2022. O projeto trouxe canções como “Um Lamento”, “Adágio”, “O Regresso” e “The Girl Next Door”.

GNR

Neste sábado, 7 de junho, vai poder assistir a um espetáculo à borla dos GNR no Festival Rock na Vila, em Vila de Rei. O conjunto é dono de inconfundíveis êxitos do cânone da música pop portuguesa, como “Dunas”, “Ana Lee”, “Efectivamente”, “Morte ao Sol”, “Mais Vale Nunca” ou “Pronúncia do Norte”. 

O grupo formado em 1980 durante o “boom do rock português” tornou-se numa das mais populares e influentes bandas do nosso País. Apesar de terem começado num registo mais post-punk, com o ex-vocalista Alexandre Soares a vociferar malhas como “Portugal na CEE” ou “Sê Um GNR”.

A entrada de Rui Reininho, em 1981, para os vocais e na composição, levou à introdução de um humor e sarcasmo nas letras. Com uma discografia que conta com trabalhos como “Independança” (1982), “Psicopátria” (1986) ou “Rock In Rio Douro” (1992), o grupo afirmou-se como um dos mais bem-sucedidos conjuntos nacionais.

MC Pedrinho

Hits como “Encosta na Parede”, “Dançarina” e “Set do G15” ajudaram a tornar Mc Pedrinho um dos artistas mais famosos do Brasil — e tem milhões de streams nas plataformas, desde o Spotify à Apple Music.

Estas são apenas algumas das canções que deverá interpretar no espetáculo nas Festas de Tires, em Cascais, a 6 de junho. Poderá ouvir também singles do seu álbum de 2023, “PXP Deluxe”.

Slow J

Depois de ter esgotado dois espetáculos na Meo Arena e ter subido ao palco de vários festivais durante o verão do ano passado, João Batista Coelho, também conhecido como Slow J vai repetir a dose. A 6 de junho vai atuar nas Festas Antoninas de Famalicão.

O artista vai apresentar o mais recente trabalho, “Afro Fado”, editado em novembro de 2023. O trabalho conta com produção de GOIAS, participação de Teresa Salgueiro (em “Nascidos & Criados”) e Gson (em “Origami”) e já lhe valeu duas distinções nas categorias de Melhor Artista Masculino e Prémio da Crítica, na edição de 2024 dos Prémios Play.

O disco tornou-se no álbum português mais ouvido de sempre no Spotify, no primeiro dia após o lançamento. Inclui faixas como “Where U @”, “Tata” e “Sem Ti”, que vão fazer parte do alinhamento, assim como os hits “Teu Eternamente”, “Serenata” e “Vida Boa”.

Carolina Deslandes

A 22 de maio, Carolina Deslandes lançou “Chorar no Club”, o seu mais recente disco. Ao longo dos próximos meses, vai estar a apresentar algumas das faixas em festas por todo o País. Esta sexta-feira, 6 de junho, vai estar nas Festas de Abrantes.

O disco tem tem 24 faixas, uma para cada hora do dia, explica a própria artista, e compõem aquilo que descreve como “uma bula emocional para quem vive com o coração à flor da pele”. “Um álbum feito para quem já chorou a dançar, para quem já se perdeu na noite só para não se sentir sozinho.”

No espetáculo também deverá apresentar alguns dos seus maiores êxitos, nomeadamente “Não me Importo” e “Saia da Carolina”.

ARTIGOS RECOMENDADOS