Música

Guitarra do último concerto de Kurt Cobain leiloada por 1,3 milhões de euros

Era um dos instrumentos favoritos e mais famosos do cantor. Usou-a no célebre videoclipe de “Smells Like Teen Spirit”.
É uma guitarra mítica.

Ouviam-se as primeiras batidas de “Drain You” e o público acompanhava a letra. Em março de 2022, Kurt Cobain tocava em Munique, na Alemanha, naquele que viria a ser o último concerto dos Nirvana. No mês seguinte, a estrela da música grunge foi encontrada morta em casa, em Seattle, nos EUA, após anos de luta com a sua saúde mental e vício com drogas.

Nesse espetáculo, o cantor usou uma guitarra Fender MG-69 Mustang — também conhecida por Skystang 1 — que entrou para a história. E agora mudou de dono. O objeto foi vendido em leilão este sábado, 18 de novembro, por mais de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,3 milhões de euros). A licitação aconteceu na Julien’s, no estado norte-americano de Los Angeles.

Até este ano, o instrumento estava na posse do irmão de Cobain, Chad, e é própria para canhotos. Pintada com  um acabamento num tom de azul Lake Placid, é uma das estrelas do videoclipe “Smells Like Teen Spirit” e uma das guitarras fetiche do lendário front man dos nirvana.

“Sou esquerdino e não é fácil encontrar guitarras com preços razoáveis, de alta qualidade, para guitarristas esquerdinos”, explicou o próprio numa entrevista em 1991. “De todas as guitarras no mundo, a Fender Mustang é a minha favorita.”

O instrumento, que agora está na casa de um comprador de Nashville, no estado do Tennessee, foi usada pelo músico durante a última digressão dos Nirvana, para o álbum “In Utero”, que  arrancou em 1993. Em fevereiro de 1994, a tour passou por Cascais.

Em maio deste ano, uma Fender Stratocaster preta, destruída por Cobain, também foi vendida em leilão, no no Hard Rock Café de Nova Iorque, nos EUA, por 595 mil euros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT