Música

Há um novo festival de afro, reggae e trap em Oeiras (com um palco da NiTfm)

A primeira edição do A.R.T Music Festival vai acontecer entre 13 e 15 de setembro. Os primeiros nomes já foram anunciados.
Regula é uma das confirmações.

Em setembro, todos os caminhos vão dar ao Estádio Municipal de Oeiras, que recebe, pela primeira vez, o A.R.T Music Festival ‒ Afro Pop, Reggae e Trap. O evento, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, vai reunir uma seleção de artistas que representam o melhor destes géneros de música — e alguns deles vão atuar no Palco NiTfm.

O A.R.T Music Festival, produzido pelo Grupo Chiado, em colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras, promete “uma experiência única e envolvente para os aficionados pelos estilos de música afro, reggae e trap”. Os primeiros nomes foram anunciados esta quinta-feira, 6 de junho. O cartaz inclui artistas como Alborosie & Shengen Clan, Alpha Blondy, Anthony B & House of Riddim, Chelsea Dinorath, Gentleman, Leo 2745, Regula e Ryu the Runner.

“Estamos muito entusiasmados com a primeira edição do A.R.T Music Festival e expectantes para ver as reações do público, uma vez que consideramos que será uma experiência inesquecível, com um alinhamento diversificado e repleto de talento”, sublinha Zahir Assanali, diretor-geral do Grupo Chiado.

Logo no primeiro dia do festival, a 13 de setembro, sobe ao palco Alborosie & The Shengen Clan, um dos principais nomes do reggae contemporâneo, que traz uma mistura envolvente de raízes jamaicanas e influência europeias. Ainda no mesmo dia, o evento recebe Regula, figura incontornável da música urbana portuguesa, com álbuns como “Casca Grossa” ou “Gancho”, e Leo 2745, vencedor do prémio de Artista Revelação dos Prémios Play deste ano.

Já no dia seguinte, a 14 de setembro, o Estádio Municipal de Oeiras vai receber Alpha Blondy, uma das maiores lendas do reggae mundial, e Chelsea Dinorath, uma das principais vozes da nova geração da música dos PALPO. Para chegar o festival, a 15 de setembro, sobem ao palco Anthony B & House of Riddim, Gentleman e Ryu, The Runner.

Dos mais novos aos mais jovens, o foco do festival é “proporcionar bons momentos para todos”. Um dos palcos do evento será o da NiTfm, que terá o elenco apresentado em breve com a curadoria da rádio do principal meio de lifestyle do País. “A participação da NiTfm no Festival A.R.T representa um passo importante na estratégia da MadMen em organizar cada vez mais projetos fora do digital e que nos permita estar junto dos nossos leitores e ouvintes. O desafio do Grupo Chiado para sermos parceiros deste festival — que se realiza precisamente numa das cidades onde temos uma revista regional, a New in Oeiras —, foi uma ótima oportunidade apra criarmos um conceito de música ligado ao ADN do nosso grupo de comunicação”, afirma Jaime Martins Alberto, publisher e fundador da NiT.

Já Rui Barros, diretor da NiTfm, adianta que o palco secundário do evento “será uma janela para revelar ao vivo e ao grande público os maiores talentos emergentes da música reggae e dub em Portugal”. “Desde o início que a Rádio NiTfm promove os jovens músicos portugueses em todas as nossas plataformas: online, nas redes sociais e no Metro Lisboa, onde somos a rádio oficial das 56 estações”, sublinha.

Os bilhetes para o festival vão estar disponíveis online a partir das 11 horas do dia 7 de junho, sexta-feira.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT