Os Happy Mondays anunciaram esta terça-feira, 11 de março, um “concerto único” em Lisboa. A 28 de setembro, a icónica banda de Manchester vai levar até ao palco do Campo Pequeno alguns dos seus maiores clássicos. O espetáculo de abertura ficará a cargo dos The Gulps.
Formandos em 1980 em Salford, Greater Manchester, o grupo fez o seu primeiro lançamento oficial com “Forty Five”, em 1985. Seguiram-se os álbuns “Squirrel and G-Man Twenty Four Hour Party People Plastic Face Carnt Smile” (1987) e “Bummed” (1988), que consolidaram o seu estatuto na cena musical de Manchester.
No entanto, foi “Pills ‘n’ Thrills and Bellyaches”, de 1990, que se tornou um marco da banda. O disco foi platina no Reino Unido após ter vendido mais de 350 mil cópias. Os singles “Step On” e “Kinky Afro” também alcançaram o top cinco das tabelas.
Durante os anos 90, os Happy Mondays ganharam notoriedade internacional e realizaram várias digressões pelo mundo. A formação original manteve-se até 1994, altura em que a banda se separou — mas regressaram em 1999 com o novo single e acompanharam os Oasis em digressão. Em 2001, porém, pararam novamente e apenas voltaram três anos depois.
Em 2007, lançaram “Uncle Dysfunktional” e, desde então, não editaram mais nenhum projeto de originais. No concerto em Lisboa vão, então, apresentar alguns dos maiores êxitos da carreira — e algumas canções que apenas os fãs mais dedicados conhecem.
Os bilhetes ficam disponíveis a 14 de março pelas 10 horas nos locais habituais e online. Os subscritores da newsletter da Everything is New vão ter acesso à pré-venda um dia antes, também pelas 10 horas. As entradas custarão entre 26€ e 40€.