Ninguém duvida do entusiasmo dos 60 mil swifties que vão encher o Estádio da Luz em cada um dos dois concertos de Taylor Swift. Contudo, os investigadores portugueses decidiram aferir como o vão demonstrar — medindo a atividade sísmica durante os espectáculos para saberem se a terra realmente vai tremer.
Se acontecer, não será a primeira vez que o fenómeno da pop causa um abalo. A 22 e 23 de julho do ano passado, as atuações da artista de 34 anos levaram ao “Swift Quake” — um abalo de 2,3 na escala de Richter, em Seattle, nos EUA.
O fenómeno quase inacreditável suscitou a curiosidade dos investigadores nacionais e já há um sismómetro instalado a menos de um quilómetro do recinto. Durante os dias em que decorre o evento, 24 e 25 de maio, o objeto fica ativo na Escola Básica Professor Delfim Santos do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras. A análise está ao cargo de um grupo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), avança o “Público”.
Nos concertos de Taylor Swift, Susana Custódio, professora da FCUL, explica que os registos captados vão permitir saber quando a vibração acontece apenas do som ou do movimento da multidão. Os fãs “geram um movimento muito coordenado e que se vê muito bem nos registos sísmicos”, acrescenta.
Caso ainda não esteja convencido, fique a saber que os tremores durante festividades já foram registados em território nacional. A 12 de agosto, no ano passado, durante um jogo do Sporting, o golo da vitória leonina estremeceu Alvalade.
“Temos aqui (faculdade) vários sismómetros instalados na faculdade, que fica ao lado do estádio, e reparamos que sempre que havia golos festejados no estádio os nossos aparelhos registavam um aumento de atividade”, sublinhou a também professora ao jornal. Os sensores do IPMA detetaram igualmente os abalos divulgados pela Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica.
Os eventos são diferentes, mas neste estudo confia-se que as magnitudes de atividade sísmica sejam superiores às dos festejos do Sporting. Contudo, “a propagação das ondas vai ter rotas diferentes”, além de outros fatores que não vão permitir fazer uma comparação direta.
Os concertos estão marcados para as 19h30 (24 maio e 25 maio) e devem durar cerca de três horas e meia.
Leia também este artigo da NiT e descubra onde a artista vai ficar hospedada e receber a visita do namorado, Travis Kelce.
Carregue na galeria para conhecer vários visuais luxuosos que Taylor Swift usa na sua digressão mundial — e que poderá ver em Lisboa.