Música

iolanda anuncia concerto extra no Capitólio

A artista que vai representar Portugal na Eurovisão já tinha passagem marcada pela sala lisboeta a 23 de maio, que acabou por esgotar.
Vai ter outra oportunidade para a ver.

iolanda, a artista que vai representar Portugal na Eurovisão de 2024 com o tema “Grito”, anunciou este domingo, 24 de março, uma data extra no Capitólio. A cantora já tinha um concerto marcado para 23 de maio — que já se encontra esgotado. Um dia antes, a 22, vai subir ao mesmo palco.

A performer de 29 anos também se apresentou a 24 de março no Sónar, em Lisboa. Tal como no festival, no Capitólio vai apresentar “Cura”, o seu EP de estreia que foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais e online. Têm um custo de 16€.

“Em iolanda ouve-se algo raro, é uma junção entre o andaluz e o fado sem o ser, numa portugalidade de fusões. Sente-se na sua música a mistura brilhante da união do Pop e R&B, sem esquecer as raízes de quem cresceu a ouvir música tradicional portuguesa, mas também ibérica. É há muito compositora, escreveu para artistas nacionais como Bárbara Tinoco, Bárbara Bandeira, entre outros, mas é a sua voz quente e poderosa a interpretar as suas próprias criações que a tornam um talento inegável”, lê-se em comunicado.

Antes da atuação no Festival da Canção, iolanda já era uma artista conhecida entre os portugueses. Afinal, participou em vários concursos de televisão. Estreou-se nestes programas em dezembro de 2008, quando tinha apenas 14 anos. Foi uma das concorrentes do “Uma Canção Para Ti”, na TVI, onde interpretou “Lisboa Não Sejas Francesa”, um tema original de Amália Rodrigues. Passou a primeira fase, mas acabou eliminada na segunda gala.

Confiante daquilo que tinha para mostrar, candidatou-se, quatro anos depois, ao “Ídolos”, onde apresentou “Cavaleiro Andante” de Rita Guerra, mas nunca chegou às galas em direto. Já com 19 anos, trocou o programa da SIC pelo “The Voice”, da RTP.

À frente de Marisa Liz, Mickael Carreira, Anselmo Ralph e Rui Reininho cantou “Who You Are”, de Jessie J. A prestação não foi o suficiente para virar as cadeiras dos jurados. Em lágrimas, afirmou o quão difícil estava a ser o seu percurso na indústria musical: “É complicado, já tentei várias vezes.”

Apesar dos contratempos, nunca desistiu e continuou a cantar. A natural da Figueira da Foz também aprendeu a tocar vários instrumentos como a guitarra, saxofone, piano e cavaquinho.

Em 2024, vai estar muito ocupada. Além do Sónar, do Capitólio e da Eurovisão, a cantora já confirmou a sua presença no festival A Porta, que decorre em Leiria. Vai subir ao palco do evento a 15 de junho.

Leia o artigo da NiT e conheça melhor a artista que vai atuar na Eurovisão em maio. Carregue na galeria e conheça outros espetáculos que não pode perder em Portugal em 2024.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT