Cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

Música

Casa Capitão reabre com quatro pisos cheios de música e artes

O espaço cresceu, tem novos palcos e começa com concertos de Capicua e Diadorim.

Lisboa volta a ganhar uma casa — e esta não é uma casa qualquer. A Casa Capitão, que se tornou ponto de encontro na pandemia, abre novamente as portas este fim de semana, agora maior, renovada e pronta para receber concertos, leituras e até cinema.

A festa inaugural começa já esta sexta-feira, 19 de setembro. Os concertos arrancam às 18h30 no Terraço com Diadorim. Seguem-se atuações de Hause Plants (19h30), G Fema (20h30), On The House (23 horas) e Tabanka Records (23h30).

O grande destaque será o espetáculo de Capicua, que sobe ao palco do rés do chão às 21h30. A artista portuense apresenta-se poucos meses depois de ter lançado o álbum “Um gelado antes do fim do mundo”.

A Casa Capitão não se resume a música. Nos próximos dias estão previstas várias atividades ligadas a diferentes áreas artísticas. No sábado, às 10h30, Cláudia Fonseca vai ler contos para os miúdos.

Com tantas propostas, Gonçalo Riscado, da Cultural Trends Lisbon — entidade que gere o espaço —, sublinha que não é fácil escolher apenas algumas. “O que não podem perder é vir conhecer o espaço. O que vamos estar a fazer é mostrar todo o potencial do que pode ser realizado aqui e vamos atuar em áreas diferentes. A programação vai ter muitas camadas”, afirmou em entrevista à NiT.

Uma das apostas será também nos horários. A intenção é desafiar hábitos culturais e propor concertos logo a partir das 11 horas, em vez de concentrar tudo ao final da tarde ou à noite.

Para quem conhecia o espaço na versão da pandemia, as mudanças são evidentes. A Casa Capitão passou de dois para quatro pisos. No rés do chão está agora a sala principal de espetáculos; no primeiro andar, o bar e restaurante, com pátio e um quiosque de livros.

O sótão funciona como black box “onde tudo pode acontecer”, com sessões de cinema, documentários e outras propostas. No terraço foi criado um pequeno auditório ao ar livre. A única zona que não reabre já a 19 de setembro é a galeria subterrânea, que em tempos foi convento. Ainda precisa de obras e por isso, a sua a inauguração prevista para novembro.

Leia o artigo da NiT para conhecer melhor este projeto, que pertence aos donos do antigo Musicbox, que encerrou este mês em Lisboa — tal como lhe contámos. Veja também a programação completa através do site da Casa Capitão.

Carregue na galeria para ver alguns dos concertos que vão passar pelo País ao longo deste ano.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua do Grilo, 119
    1950-146 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Terça-feira das 10h às 0h
  • De quarta-feira a sábado das 0h às 6h e das 10h às 0h

ARTIGOS RECOMENDADOS