10 Era o primeiro obstáculo à desejada vitória portuguesa no Festival da Eurovisão e foi ultrapassado com sucesso. Mimicat convenceu e está no lote dos primeiros escolhidos para marcarem presença na final. A artista portuguesa subiu ao palco da Liverpool Arena na noite desta terça-feira, 9 de maio, e interpretou o tema “Ai, Coração”.
A cantora esteve acompanhada dos seus bailarinos, com um vestido escarlate cheio de plumas — ou não fosse cantar sobre amor. Para completar o look sóbrio, a cantora escolheu joias que representam o País. Utilizou um colar em ouro, com coração de Viana, preso a uma proeminente gargantilha também dourada. E para completar, uns brincos, também em filigrana dourada, com apontamentos e vermelho.
No final, Mimicat emocionou-se e não conseguiu terminar as palavras. “Foi maravilhoso”, disse.
Portugal entra assim no lote de dez países que garantem o acesso à final, entre os 15 que foram à disputa nesta primeira semifinal. A segunda semifinal está marcada para quinta-feira, 11 de maio, e irá fechar o conjunto de finalistas.
A par de Portugal, acedem também à final os artistas Let 3, da Croácia; Pasha Parfeni, da Moldávia; Käärijä, da Finlândia; Vesna, da Chéquia; Noa Kirel, de Israel; Remo Forrer, da Suíça; e Alessandra da Noruega, Luke Black, da Sérvia; e Loreen, da Suécia.
As atuações dos 10 primeiros finalistas da Eurovisão
Alessandra — Queen of Kings (Noruega)
Luke Black — Samo mi se spava (Sérvia)
Mimicat — Ai Coração (Portugal)
Let 3 — Mama ŠČ! (Croácia)
Remo Forrer — Watergun (Suíça)
Noa Kirel — Unicorn (Israel)
Pasha Parfeni — Soarele și Luna (Moldávia)
Loreen — Tattoo (Suécia)
Vesna — My Sister’s Crown (Rep. Checa)
Käärijä — Cha Cha Cha (Finlândia)