Música

Já há datas para um dos maiores festivais de Leiria — com concertos e boa comida

O evento junta arte, gastronomia, entretenimento, lazer e comércio — tudo no centro histórico da cidade.
Está de volta.

Leiria prepara-se para acolher a 9.ª edição do festival A Porta, que vai acontecer de 9 a 16 de junho. No ano passado a iniciativa contou com a atuação de Dino d’Santiago e atraiu mais de 15 mil pessoas.

A Porta é uma grande festa de rua, onde se junta arte, gastronomia, entretenimento, lazer e comércio — tudo no centro histórico da cidade. O conceito vai-se espalhar por vários espaços públicos e privados, tanto interiores como exteriores.

As atividades são destinadas a toda a família: tal como em edições passadas, a programação (que ainda não foi divulgada) vai incluir concertos, workshops, instalações, exposições, residências artísticas, atividades criativas infanto-juvenis, e muito mais. Há, então, uma grande aposta por parte da organização na cultura.

As novidades do ano passado incluiram a mudança do palco principal do Jardim Luís de Camões para o largo da Sé de Leiria. O palco secundário também deixou de estar no Centro Cívico para ir para o Terreiro. Ficaram assim unidos pela Rua Direita. Foi também criado um espaço no Centro Cívico onde existiram conversas e entrevistas com convidados e com quem por lá passou.

É um evento que quer ser aberto, inclusivo e reflexivo. Além disso, é “um facilitador de encontros, um agregador de sinergias, um evento para todos, em especial para os leirienses”, descreve a Câmara Municipal.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT