Quase cinco anos após o lançamento do EP, “Cartas”, já pode finalmente ouvir o primeiro álbum de Bárbara Bandeira, “Finda”, nas plataformas digitais habituais. O disco inclui os sucessos “Como tu”, com Ivandro, e “Ou não”, ambas lançadas durante o ano passado; bem como temas inéditos e diversas participações de peso, como MARO e Dillaz.
O projeto foi inspirado pelo processo da metamorfose, ideia que se reflete nos elementos visuais. “O disco representa essencialmente uma jornada interior — até que tudo finde e nos possamos transformar com liberdade num novo lugar”, salienta a artista.
O mês de setembro foi marcado pela divulgação dos temas e respetivos videoclipes. A canção “Finda (Intro)” aborda o desaparecimento de Sara Carreira (melhor amiga de Bárbara) e está a ser bem recebida pelos fãs. O videoclipe já soma 219 mil visualizações no YouTube. Já o vídeo do single “Cristaliza”, lançado há meia dúzia de dias, conta com 179 mil visualizações na mesma plataforma.
Para uma experiência única e exclusiva, a cantora, em colaboração com a empresa Uber, organizaram viagens, nos dias 4,5 e 6 de outubro, entre as 14 e 20 horas, onde os fãs tiveram a oportunidade de ouvir o projeto em primeira mão e antes do lançamento oficial.
Com mais de meio milhão de ouvintes mensais no Spotify, Bárbara Bandeira tornou-se, no ano passado, a artista feminina mais ouvida nacionalmente. Em 2023, continuou a trilhar um percurso de sucesso após ter sido convidada para abrir os quatro concertos dos Coldplay, em Coimbra.
O concerto de apresentação de “Finda”, está marcado para 28 de outubro, no Campo Pequeno, em Lisboa. Os bilhetes, com preços a partir de 25€, estão disponíveis online.