Chama-se “Latência” e é o primeiro álbum de xtinto, nome artístico do rapper Francisco Santos, que tem vindo a revelar-se uma cada vez maior promessa da música nacional, com uma trajetória ascendente. O disco foi editado esta sexta-feira, 10 de fevereiro, e inclui uma dúzia de faixas.
Do trabalho já se conheciam os singles “Marfim”, “Android”, “Éden” (com benji price) e o recentemente lançado “Cadáver”. “Latência” conta ainda com participações de Mike El Nite e Wugori, além de colaborações com Lunn, Beiro, Kidonov, Lazuli ou Guire, entre outros. benji price, um colaborador habitual, acompanhou todo o processo de produção.
“Latência” é descrito como um álbum íntimo para o músico de Ourém. xtinto já tinha no currículo os EP “Ventre” e “Inacabado”, ambos editados em 2019; além da mixtape “Odisseia” (2015), em parceria com DEZ. Partiu de um registo mais underground para começar a explorar melodias e a construir verdadeiras canções — também se destacou a sua participação na faixa “Com um Brilhozinho nos Olhos”, para a compilação “SG Gigante”, de homenagem a Sérgio Godinho.