Música

Já pode ouvir o novo álbum de Pearl Jam: “O melhor trabalho da banda”

"Dark Matter" foi gravado em apenas três semanas em 2023. Eddie Vedder diz que nunca fizeram nada assim.
É o décimo segundo disco da banda.

Quatro anos depois do lançamento do último trabalho, “Gigaton”, os Pearl Jam voltam à carga. Esta sexta-feira, 19 de abril, a banda lançou “Dark Matter”, o 12. º álbum. O novo disco, já disponível nas plataformas online, traz baladas, punk rock e muitos solos de guitarra.

Eddie Vedder, o vocalista, considera “Dark Matter” o “melhor disco” dos Pearl Jam. Inclui 10 canções, produzidas por Andrew Watt, que já trabalhou com Ozzy Osbourne, Elton John, Iggy Pop, entre outros nomes.

A gravação, feita em três semanas, “representa o espírito partilhado da vida inteira de um grupo de parceiros íntimos e irmãos numa sala a tocar como se as suas vidas dependessem disso”, descrevem no site oficial.

“Quando estivemos em estúdio com ele [Andrew Watt], no ano passado, deu cabo de nós. Obrigou-nos a estar muito concentrados e a tocar, tema após tema. O disco vai ser mais pesado do que poderão pensar”, contou o guitarrista Mike McCready à revista “Classic Rock”. O músico de 57 anos acrescentou ainda que tem “as melodias e a energia dos primeiros discos”, assim como mais solos de guitarra.

Os Pearl Jam vão estar por Portugal a 13 de julho, no último dia do festival NOS Alive. Os bilhetes para esta data já estão esgotados. 

O grupo começou a carreira há mais de 30 anos. Autores de êxitos como “Alive”, “Just Breathe” ou “Yellow Ledbetter” são considerados grupo de culto e têm uma enorme legião de fãs dedicados que esgotam concertos assim que cada data é anunciada. Com onze álbuns de estúdio e centenas de concertos ao vivo, é considerado um dos mais bem sucedidos, com mais de 85 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.

O último álbum de originais, “Gigaton (Tour Edition)”, foi lançado em 2020, com temas como “Dance Of The Clairvoyants”, “Superblood Wolfmoon” e “Retrograde”.

Carregue na galeria e conheça alguns espetáculos imperdíveis que decorrerão em Portugal este ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT