O caso aconteceu esta semana. Numa notícia sobre a guerra na Ucrânia, transmitida na CNN Portugal, várias pessoas cantaram “Imagine”, o célebre tema de John Lennon, num apelo à paz. O pivô, Pedro Bello Moraes, enganou-se e disse que a música era de Elton John. Depois, corrigiu mas voltou a cometer um erro, ao dizer que se tratava de uma música de José Cid. Só mais tarde é que repôs a verdade e disse tratar-se de uma canção de John Lennon.
O momento insólito tornou-se viral nas redes sociais — não só tinha havido um duplo engano, como num deles dizia-se que “Imagine”, provavelmente uma das músicas mais conhecidas de sempre, tinha sido composta por um músico português, neste caso José Cid.
Aparentemente, o artista não gostou do lapso e publicou um vídeo nas redes sociais a expressar a sua indignação. “A CNN Portugal acaba de confundir de uma forma grosseira, agressiva e desrespeitadora… a autoria do tema ‘Imagine’, do John Lennon, dizendo a rir e a gozar que o tema era da minha autoria e depois emendando. Tanto o locutor como a própria locutora que estava lá a rirem […] é uma coisa muito feia”, disse José Cid.
E acrescentou ainda: “É altamente traumatizante aquilo que me fizeram no telejornal, que deveria ser um serviço público e não um stand-up comedy… uma agressão destas à minha criatividade, à minha autoria, à minha voz”.
Em declarações ao jornal “Correio da Manhã”, o músico ameaçou processar a CNN Portugal. “Fazer uma piada destas numa altura de guerra fica mal. Vou processar. Não basta um pedido de desculpas.”
José Cid disse ainda que está a considerar dar trabalho e casa a um casal de refugiados ucranianos com crianças.
E fiquei sem saber de quem é a música pic.twitter.com/PTRCndHIWW
— Tiago (@tiagodteixeira) March 9, 2022