A 25.ª edição dos prémios Grammy Latinos, a maior premiação da música latina, decorreu esta quinta-feira, 15 de novembro, na cidade de Miami, nos Estados Unidos da América. A gala deu ao cantor dominicano Juan Luis Guerra algumas das distinções mais importantes da cerimónia deste ano.
O artista levou para casa quatro gramofones dourados. Com “Radio Güira”, editado em 2023, venceu a categoria de Álbum do Ano frente a nomes como as colombianas Shakira e Karol G. Gravação do Ano, Melhor Álbum Merengue/Bachata e Melhor Canção Tropical foram os outros três prémios.
O uruguaio Jorge Drexler venceu Canção do Ano com “Derrumbe”, enquanto Melhor Álbum de Música Urbana foi para Karol G, com “Mañana Será Bonito (Bichota Season)”. O porto-riquenho Luis Fonsi foi distinguido na categoria Álbum Vocal Pop por ‘El Viaje’, enquanto Kany García triunfou em Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional com “García”.
Na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa estava em competição “Esperança”, interpretada por Dino d’Santiago, Criolo e Amaro Freitas, e gravada entre Portugal e o Brasil, mas acabou por perder para o brasileiro Jota Pê com “Ouro Marrom”.
No início da noite, o produtor mexicano Edgar Barrera, que trabalha com Madonna, Peso Pluma ou Shakira, era o artista mais nomeado, com nove indicações, ficando à frente de Karol G e de Bad Bunny, ambos com oito. Levou para casa três troféus: Compositor do Ano, Produtor do Ano e Melhor Canção Regional.