Música

Kalush Orchestra vão leiloar o troféu da Eurovisão para ajudar o exército ucraniano

A banda venceu a última edição do concurso em Turim. O objetivo passa por angariar fundos para as forças armadas do país.
A banda foi a grande vencedora do concurso.

O troféu que os Kalush Orchestra receberam no passado sábado, 14 de maio, relativo à conquista da Eurovisão, já tem destino. A banda ucraniana vai leiloar o prémio e angariar fundos para ajudar as forças armadas do país. O anúncio foi feito por um dos vocalistas do grupo.

“Vamos colocar a estatueta em leilão e doar todo o dinheiro para um fundo de caridade que ajuda as forças armadas e a Ucrânia. Muitas pessoas já estão a doar dinheiro do exterior, e talvez muitas mais o queiram fazer. É isto que nos motiva. Achamos que é algo que vai beneficiar o nosso país”, explicou Oleh Psiuk.

As declarações — aqui citadas pelo jornal “Ukriform” — foram feitas durante uma videochamada com jornalistas este domingo, 15 de maio. A banda ainda não decidiu em que plataforma de leilões irá colorar o prémio em licitação.

“Gostava de expressar a minha gratidão a todas as pessoas que nos apoiaram. Este é um passo muito importante e uma vitória para a Ucrânia. Estou feliz por ter conseguido transmitir boas notícias e já posso ver como isto encorajou todo o nosso povo. Estou feliz ao ver que todos os esforços não foram em vão”, continuou o vocalista.

A Ucrânia foi a grande vencedora da 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção com o tema “Stefania”. No total de votos combinado entre a votação do público e do júri dos vários países europeus conseguiu 631 pontos. O videoclipe do tema filmado nas cidades de Bucha, Irpin, Borodyanka e Hostomel, todas bombardeadas durante a invasão russa à Ucrânia — foi dado a conhecer pouco depois da vitória. Pode ler aqui a história do grupo Kalush Orchestra, que levou a melhor na disputa contra os restantes participantes.

Reino Unido, Suécia, Espanha e Sérvia completaram o top 5. Portugal ficou na 9.ª posição com “Saudade, Saudade”, de Maro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT