Música

Kanye West elogia Hitler, defende os nazis e depois é suspenso do Twitter

Estes comentários altamente controversos chegam depois de ter mostrado posições antissemitas.
O músico fez declarações a Alex Jones.

Após os comentários antissemitas que fez e que levaram marcas como a Adidas e a Balenciaga a terminarem as colaborações, Kanye West foi ainda mais longe e elogiou mesmo Adolf Hitler e os nazis numa entrevista. O músico de 45 anos, que agora assina simplesmente como Ye, fez as declarações no programa de Alex Jones, teórico da conspiração que recentemente foi condenado a pagar uma multa de 965 milhões de euros por divulgar mentiras sobre um tiroteio em massa.

Os comentários começaram quando Alex Jones ofereceu a Kanye West a hipótese de voltar atrás em relação àquilo que tinha escrito recentemente nas redes sociais. “Tu não és o Hitler, não és um nazi, não mereces que te chamem assim nem que sejas demonizado”, atirou Alex Jones, perante um Kanye West com a cara tapada.

“Mas também vejo coisas boas em Hitler”, respondeu Kanye West. “Este tipo que inventou as autoestradas, inventou o microfone que uso todos os dias enquanto músico, não podes dizer em voz alta que esta pessoa alguma vez tenha feito algo de bom, e estou farto disso. Estou farto das categorizações. Todos os seres humanos têm algo de bom que trouxeram para a mesa, especialmente Hitler.”

Adolf Hitler não inventou as autoestradas — projeto que começara na Alemanha antes de os nazis subirem ao poder — nem o microfone (cuja tecnologia foi desenvolvida ainda durante o século XIX). 

Alex Jones acaba por dizer que não gosta dos nazis, ao que Kanye West responde: “Gosto de Hitler. Não gosto de ver a palavra ‘mal’ ao lado dos nazis. Adoro os judeus, mas também adoro os nazis.” O próprio Alex Jones pareceu algo desconfortável com as afirmações.

De acordo com um artigo da CNN publicado recentemente, o fascínio de Kanye West com Adolf Hitler não é de agora. Várias fontes dizem que o músico admira esta figura, que acredita que fez grandes coisas pela Alemanha e pelo seu povo. E múltiplas pessoas alegam que Kanye West queria dar como título ao álbum de 2018 “Hitler”, antes de o apresentar como “Ye”.

Depois desta entrevista com Alex Jones, Kanye West publicou uma série de tweets na mesma linha, partilhando uma imagem de uma suástica unida com uma estrela de David no Twitter. A plataforma de Elon Musk voltou a suspender a conta do músico por “incitação à violência”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT