Embora seja mais conhecida pela música que criou como vocalista dos Sonic Youth, Kim Gordon sempre se dedicou a mais do que uma arte. E para dar a conhecer esta outra faceta, a vocalista do grupo norte-americano conhecido por temas como “Teen Age Riot” e “Kool Thing”, inaugura uma exposição em Braga.
A “Object of Projection” estará patente no gnration entre 18 de janeiro e 5 de abril. A mostra vai levar os espectadores numa viagem pelo trabalho da artista nomeada a dois Grammys na última década, havendo um foco nas instalações em vídeo.
Ali também vão ser explorados temas relacionados com o corpo, a arquitetura, o palco, o gesto e a “desconstrução da sacralidade hierárquica do objeto”, explica o espaço. Em 2015, Kim Gordon, de 71 anos — e com quase meio século de carreira — também decidiu apostar na literatura, com a autobiografia “Girl in a Band”, onde ofereceu aos fãs um vislumbre da sua vida profissional e, acima de tudo, pessoal, passando pela sua experiência no grupo e o impacto que teve na cultura pop. Para muitos também é um ícone da moda graças aos seus looks arrojados e com influências punk.
Em novembro deste ano, a cantora esteve em Lisboa para apresentar ”The Collective”, o seu mais recente álbum a solo, no Capitólio — após a separação do grupo, em 2011, Gordon começou a apostar numa carreira a solo.