Shakira viveu tempos atribulados em 2022, ano em que anunciou a separação definitiva de Gerard Piqué ao fim de 11 anos de relação com o futebolista espanhol. Entre rumores de traições e relatos de relações tensas, a artista colombiana aproveitou os últimos dias para lançar farpas ao ex através dos novos temas — um ato de vingança que resultou num triste espetáculo público de indiretas e de reações. Na verdade, Shakira regressou a um lugar que conhece bem.
Há pouco mais de uma década, a cantora também terminava uma relação que durava há 11 anos. A separação também deu origem a uma batalha pública, nas manchetes e nos tribunais.
“Tanto te armavas em campeão e quando precisei de ti, foste a tua pior versão”, atirou a colombiana de 45 anos, numa clara bicada a Piqué, com quem tem dois filhos. O tema, criado em parceria com o DJ argentino Bizarrap e lançado a 12 de janeiro, tornou-se num sucesso imediato.
“Uma loba não serve para tipos como tu”, contra-atacou Shakira, que não desarma durante um segundo no novo tema. “A ti fiquei-te grande, por isso agora estás com uma igualzinha a ti”, continua. “Trocaste um Ferrari por um Twingo” e “valho por duas das de 22” foram outros dos comentários feitos por Shakira, que se veio confessar aos fãs depois do enorme sucesso.
“Para mim era uma catarse e um desabafo, nunca pensei que chegaria direto ao número um do mundo aos meus 45 anos e em espanhol”, afirmou, antes de deixar uma palavra de apreço às mulheres, ela que sempre foi uma feminista bastante vocal. “Quero abraçar as milhões de mulheres que se revoltam perante os que nos fazem sentir insignificantes. Mulheres que defendem o que sentem e pensam, e levantam a mão quando discordam, mesmo que outros levantem as sobrancelhas. Elas são a minha inspiração. “Esta conquista não é minha, mas de todas. Temos de nos levantar 70 vezes sete. Não como nos ordena a sociedade, mas da maneira que nos ocorrer, daquela que nos sirva para seguirmos em frente pelos nossos filhos, pelos nossos pais e pelos que precisam de nós.”
Resgatar pedaços da vida privada de Shakira nas letras das suas canções é já um passatempo com vários anos de tradição, tantos quantos a artista leva a exorcizar os seus dramas perante milhões de pessoas. O caso mais paradigmático, antes do de Piqué, começou em 2000, num jantar algures em Buenos Aires onde a jovem de Barranquilla conheceu Antonio de la Rúa.
Rúa não era um homem qualquer. Era filho do então presidente argentino Fernando de la Rúa. Terá sido ele um dos responsáveis máximos pelas campanhas presidenciais do pai e que gozaram de imenso sucesso. Tanto que ajudaram a colocar o pai no assento político mais importante da Argentina.
Shakira tinha apenas 23 anos. Rúa era três anos mais velho e rapidamente acabou por se tornar numa das personagens nas músicas da colombiana. “Conheci-te num dia de janeiro, com a lua no meu nariz. Vi como eras sincero e nos teus olhos me perdi”, recordava no tema “Días de Enero”, lançada em 2005 e assumidamente dedicada ao novo amor.
Ao longo de quase uma década, foram um dos power couples da América Latina, sobretudo com a ascensão rápida de Shakira no mundo da música, à medida que se tornava numa estrela internacional. Rúa não se alheou da carreira da namorada. Pelo contrário.
O advogado argentino acabaria por se tornar seu manager precisamente nesse momento de fama internacional. Já rendida ao inglês — lançou o primeiro disco bilingue em 2001 —, como forma de tornar os seus temas ainda mais universais, escolheu o então namorado como estrela do seu novo videoclipe. Apesar de serem poucos os ângulos onde mostra a face, Rúa surge por inúmeras vezes em “Underneath Your Clothes”, no papel de amante de Shakira.
Muito se falou sobre o possível casamento de ambos que acabou por nunca acontecer, até que de repente, os rumores deixaram de falar sobre uniões e viraram-se para a possível separação. A certa altura, outro nome entrou em cena: o de Gerard Piqué.
O futebolista espanhol — que, se soube mais tarde, teria mesmo começado a trocar mensagens com a cantora durante o Mundial da África do Sul, em 2010, antes da separação oficial com Rúa — entrava assim definitivamente na conversa. Shakira continuava a negar tudo.
“Isso é que é um waka-rumor, mas são os ossos do waka-ofício”, brincou a cantora, quando confrontada com a possível nova relação e separação de Rúa. A resposta foi dada precisamente a um jornalista, quando estava sentada ao lado do argentino, que se manteve sereno.
A verdade é que em poucos meses, tudo mudaria. Shakira acabaria por confessar mais tarde que a sua relação com Rúa estava num “impasse”. “Imaginamos este distanciamento temporal como um período de crescimento individual”, explicou, antes de concluir com o novo (e curioso) estado matrimonial. “Vamos continuar a ser um casal no que toca a assuntos profissionais. Continuamos a ser sócios, a desenvolver projetos em comum, a trabalhar de mão dada e em constante comunicação. A nossa amizade e entendimento é indissolúvel e incorruptível.”
A cantora sonhava com um final feliz, mas não foi isso que aconteceu. O clima de paz podre acabaria por levar ambos a tribunal, num processo movido por Antonio de la Rúa, que exigia uma indemnização de 100 milhões de euros.
O argentino acreditava que teria sido ele a pessoa que orquestrou a ascensão à fama de Shakira e que, portanto, teria direito a uma compensação por parte dos lucros e da fortuna que a cantora colombiana acumulou. O passo foi dado em falso e o tribunal deu razão a Shakira, que pôde trazer a público correspondência privada entre ambos, na qual Rúa assumia não ter tido nada a ver com os negócios da artista.
Havia também documentos e contratos que estipulavam quem tinha direito a quê, no caso da relação profissional não resultar. Perante a nega de um juiz colombiano, Rúa tentou novamente os tribunais, agora na Suíça. Depois recorreu à justiça norte-americana. Em todas, recebeu uma resposta negativa.
Shakira, por sua vez, também não ficou de braços cruzados e avançou com um processo contra Rúa, intentado num tribunal nas Bahamas, onde acusava o ex-namorado de desviar dinheiro e de gastar milhares em cartões de crédito em nome da cantora. O pedido? Seis milhões de euros.
As relações financeiras entre Rúa e Shakira viriam a ser revistas a propósito dos Paradise Papers que, em 2017, revelaram que a cantora movimentou mais de 31 milhões de euros para uma offshore. O dinheiro era seu, mas o responsável pela transferência era Antonio de la Rúa, como diretor da empresa TurnesolLimited, com sede em Malta, que tinha a colombiana como única sócia.
Em 2016, regresso da dupla a tribunal, desta vez numa batalha legal pela propriedade da quinta La Colorada, uma propriedade que ambos compraram no Uruguai. Um sinal recente de que Shakira e Rúa estariam ainda a braços com muitos ressentimentos. Será mesmo assim?
Seis anos depois e no rescaldo de uma tumultuosa separação com Piqué, Rúa parece estar por perto. É que o argentino foi um dos nomes conhecidos a deixar o seu like na publicação de Shakira sobre o novo tema. A roda dos rumores voltou a ligar-se e, na América Latina, já se fala de um possível novo capítulo da novela.
Um amor de Mundial
Shakira e Piqué conheceram-se em 2010, nos bastidores da gravação do tema “Waka Waka”, música oficial do campeonato mundial de futebol. Um ano depois, anunciavam publicamente a relação.
“Não era sequer fã de futebol, nem sabia quem ele era”, confessou mais tarde Shakira. “Quando vi o videoclipe, pensei: ‘Olha, este até que é giro’. E depois alguém nos apresentou.”
Segundo Piqué, a relação começou com uma troca de mensagens. “Ela já estava na África do Sul, para o Mundial, porque ia cantar na cerimónia de abertura, e eu mandei uma mensagem a perguntar como estava o tempo. E ela disse-me para levar um casaco”, contou.
“Depois ela começou a informar-me sobre o tempo, minuto a minuto, e chegou a um ponto em que lhe disse que Espanha teria que chegar à final para eu a poder ver novamente — ela ia cantar na cerimónia de encerramento.”
Daí nasceu uma relação que durou aproximadamente 12 anos. Foi oficialmente terminada e junho com o anúncio conjunto da separação e com um pedido de privacidade. Não foi nada disso que aconteceu.
Segundo fontes próximas do casal, citadas pela imprensa cor-de-rosa da Catalunha, a relação estava já desgastada e Piqué terá mesmo iniciado uma nova relação, extraconjugal, com uma jovem de 22 anos. O escândalo rebentou após o anúncio da separação e terá tido origem em pessoas próximas de Shakira, o que irritou o futebolista — que inclusivamente terá negado dois pedidos da colombiana para reatarem, antes do comunicado final.
Outras notícias revelam que Shakira terá recorrido a uma agência de investigação privada para descobrir os casos extraconjugais de Piqué. O casal é pai de dois filhos, Milan e Sasha.