Música

Lisboa recebe dois concertos de música clássica no Ano Novo

A Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta músicas clássicas do compositor de J. Strauss II.
A OML apresenta dois concertos no Ano Novo.

O Centro Cultural de Belém será palco de dois concertos da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) no dia 1 de janeiro de 2025. Sob a direção do maestro Fernando Marinho, as atuações estão agendadas para as 11 e as 17 horas.

“Valsas, polcas, aberturas de opereta e marchas da família Strauss” serão os grandes destaques deste concerto de Ano Novo, uma tradição que remonta a Viena em 1939. Entre as peças do programa, poderá ouvir clássicos como “Polca Pizzicato”, “Vozes da Primavera”, “Tritsch-Tratsch-Polka” e o célebre “Danúbio Azul”, do compositor austríaco Johann Strauss II. Além disso, a OML interpretará obras de compositores portugueses como Frederico de Freitas, Joly Braga Santos e Filipe Raposo.

Criada em 1992, a Orquestra Metropolitana de Lisboa é uma instituição cultural sem fins lucrativos que gere duas orquestras: a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica Metropolitana. A par das atuações, mantém uma importante vertente educativa, com três estabelecimentos de ensino: a Academia Nacional Superior de Orquestra, o Conservatório de Música da Metropolitana e a Escola Profissional Metropolitana.

Com um repertório que abrange desde o barroco à música contemporânea, incluindo óperas e grandes sinfonias românticas, a Metropolitana é composta atualmente por 35 músicos de 10 nacionalidades.

Após os concertos no CCB, a digressão de Ano Novo da OML prossegue: a 3 de janeiro no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal; no dia 4 no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro; no dia 5 no Auditório do Centro de Artes de Águeda; e termina a 6 de janeiro no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo.

Os bilhetes para os concertos estão à venda nos locais habituais, com preços entre os 17,50€ e os 35€.




ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT